capa

Escolas públicas do Rio Grande do Sul voltam às aulas

Alunos que perderam os prazos para realizar a matrícula terão mais uma oportunidade até o dia 29 de março

Por
Cláudio Isaías

Cerca de 900 mil alunos retomaram as aulas nesta quarta-feira nas escolas estaduais

publicidade

No primeiro de dia de aulas nas 2,5 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul, os 900 mil alunos foram recepcionados nesta quarta-feira pelos professores e funcionários. Em Porto Alegre, o acolhimento foi realizado em instituições de ensino como o colégio estadual Padre Rambo, no bairro Partenon, e nos colégios Júlio de Castilhos e Protásio Alves.

Na escola de Ensino Médio que funciona em três turnos, a diretora Elisete Bonfada recepcionou os estudantes no auditório. Na entrada do colégio, foram colocados cartazes pela nova diretoria com mensagens aos alunos: "Sejam bem-vindos: Você é parte importante do colégio Padre Rambo. Feliz início do ano letivo 2019. Saúde, paz, amor e harmonia" , "Aluno: aproveite cada minuto desta jornada rumo ao conhecimento" e "Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, deposite-a nas mãos de seus filhos".

Os estudantes tiveram também um primeiro encontro com os professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia, Educação Física, Química, Física e Biologia. No auditório da escola, a diretora Elisete Bonfada que assumiu para o triênio 2019/2021, fez um relato aos jovens de como será a gestão em 2019 e afirmou que estava aberta para receber sugestões dos estudantes, pais ou responsáveis.

Aos professores, a direção do Padre Rambo colocou a seguinte mensagem: "que a sua missão seja cheia de perseverança, entusiamo, paciência e amor para transmitir saberes necessários para a formação de cidadãos". A instituição de ensino possui nove turmas no turno da manhã; sete à tarde e quatro à noite num total de 800 alunos.

Durante a solenidade, a direção do Grêmio Estudantil do Padre Rambo entregou presentes aos estudantes. A Secretaria de Educação (Seduc) informou que o ano letivo de 2019 no Rio Grande do Sul terá cerca de 900 mil alunos - 480 mil no Ensino Fundamental, 300 mil no Ensino Médio, 35 mil na Educação Profissional e 85 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os alunos que perderam todos os prazos para realizar a matrícula terão mais uma oportunidade: até o dia 29 de março, o gerenciamento das vagas será feito diretamente nas instituições de ensino da rede estadual.