Estudantes da Ufrgs protestam contra nomeação de Carlos Bulhões

Estudantes da Ufrgs protestam contra nomeação de Carlos Bulhões

Professor foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo reitor nos próximos quatro anos 

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Protesto foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e ocorre em frente à reitoria

publicidade

Com informações da repórter Ana Aguiar 

Os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) se reuniram, no início da tarde desta quinta-feira, para protestar contra a nomeação do professor Carlos Bulhões como novo reitor da instituição. O ato foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e ocorre em frente à reitoria. 

Nessa quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor como novo reitor da UFRGS para os próximos anos. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU). Bulhões integrava a lista tríplice de candidatos a reitor da universidade, onde era o terceiro colocado, que foi enviada ao Ministério da Educação. Os estudantes acreditam que esta indicação presidencial é "uma intervenção política" na Ufrgs e um retrocesso já que o professor "não conta com o apoio da comunidade acadêmica". 

Foto: Alina Souza 

A consulta à comunidade acadêmica para a reitoria na Gestão 2020/2024 foi realizada no dia 14 de julho, onde os atuais reitor e vice-reitora da Ufrgs, Rui Oppermann e Jane Tutikian, venceram o pleito. Em segundo lugar, ficou a chapa de Karla Maria Müller e Cláudia Wasserman. Já Carlos André Bulhões e Patrícia Helena Lucas Pranke ficaram na terceira posição na consulta. 

Bulhões, que atua na universidade, deverá tomar posse no cargo em 21 de setembro. 




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895