Inscrições para vestibular da Ufrgs começam na segunda-feira

Inscrições para vestibular da Ufrgs começam na segunda-feira

Em virtude da pandemia, candidatos poderão utilizar notas do Enem ou vestibular dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020


Rádio Guaíba

publicidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) publicou nesta sexta-feira o edital para o vestibular 2021 da instituição. As inscrições podem ser realizadas entre 17 e 30 de maio por meio do site da universidade. A taxa de inscrição custa R$ 40. Neste ano estão sendo ofertadas 2.562 vagas para ingresso em 82 cursos regulares de graduação.

Em decorrência da pandemia não haverá realização de provas. Os candidatos poderão usar notas das edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020. Para o segundo semestre de 2021, a UFRGS mantém a previsão de realização de vestibular, se as condições sanitárias permitirem sua realização.

Como vai funcionar

Para o Enem, são necessários os escores mínimos de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; para o Vestibular, é preciso que o participante não tenha sido eliminado do concurso. Os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato, ou seja, não é uma média entre todas as notas, mas será feita a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas entre concursos ou anos distintos. O Manual do Candidato estará disponível a partir de segunda-feira, dia 17 de maio, no site da Coperse. Os candidatos do curso de Música precisam de aprovação na prova de habilitação específica, com possibilidade de uso de aprovações nos anos indicados.

A isenção do valor da inscrição será concedida apenas àqueles contemplados no edital que seria destinado ao Vestibular 2021 e cujos nomes já estão indicados no site da Coperse. Esses candidatos se inscrevem normalmente no processo seletivo, dentro do prazo específico, e apenas não será gerado boleto de pagamento. A obtenção deste benefício não garante a homologação da documentação de comprovação de condição socioeconômica nas modalidades de reserva de vaga por renda das ações afirmativas.

Ações Afirmativas

Do total de vagas do processo seletivo, 1.260 se destinam às modalidades de ações afirmativas. A UFRGS possui oito modalidades de vagas direcionadas exclusivamente para aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira, contemplando ainda com reservas específicas por critérios étnico-raciais, de renda e para pessoa com deficiência. O candidato deve ler com atenção, no edital, os requisitos necessários e a documentação comprobatória de cada ação afirmativa, pois o não cumprimento das exigências leva à perda da vaga. O simulador de cotas é um instrumento de apoio na verificação da modalidade.

Vagas

Os cursos com maior quantidade de vagas são: Letras – Licenciatura (94), Ciências Sociais – Noturno (70), Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Litoral (63), Letras – Bacharelado (60), Administração – Noturno (58), Engenharia Civil (56) e Ciência da Computação (53). A lista completa com as vagas nas 82 opções de curso pode ser conferida no edital.

Resultados e Matrículas

Até o dia 19 de junho, será publicado o resultado preliminar, por meio de lista de classificados, e o resultado final está previsto para até 23 de junho. No dia 24 de junho, começa o envio da documentação obrigatória, que será realizado de forma online, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação exigida de acordo com a modalidade de ingresso do candidato. A lista completa de documentos pode ser conferida no edital e no Manual do Candidato e não haverá aproveitamento de documentação enviada em algum processo anterior. As datas da segunda etapa de matrícula e do início do semestre letivo 2021/1 ainda dependem da aprovação do Calendário Escolar 2021.




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895