Noite na Biblioteca reforça interesse pela leitura em escola de Porto Alegre
Alunos do Colégio Santa Inês entraram para oficinas às 20h30min e seguiriam até de manhã
publicidade
Uma experiência de imersão literária durante a noite, essa é a proposta da Noite na Biblioteca, que chegou a sua 12ª edição nesta sexta-feira, no Colégio Santa Inês. A atividade voltada aos alunos do 5º ano, reuniu cerca de 70 crianças entre 10 e 11 anos, que passaram a noite dentro da biblioteca da escola. Durante todo o turno, os estudantes participaram de três oficinas: Literatura em Língua Inglesa, Oficina Criativa de Teatro e Sensibilização Artística.
O relógio marcava 20h30min quando as crianças entraram no pátio da escola. Durante toda a noite participaram de diversas atividades lúdicas relacionadas à leitura e à arte, além das oficinas. A proposta é que as crianças despertem ainda mais o interesse pela literatura, e se tornou tradicional, como explica a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Viviane Netoux. “É um evento esperado pelas crianças desde de que elas ingressam.”
De acordo com ela, o interesse pela leitura cresce muito depois que os estudantes participam da Noite na Biblioteca. “São feitos acompanhamentos de indicadores de aprendizagem, e já comprovamos que aumenta muito, tanto por prazer quanto por estudo.”
Viviane defende que atividades como esta auxiliam muito no crescimento educacional dos alunos. “São múltiplas linguagens, a ideia dessas três oficinas é poder unir todas e, através dessas vivências, eles têm um repertório maior para poder se comunicar com o mundo”, explica a coordenadora. A atividade é um complemento a uma política educacional que desde os primeiros anos incentiva a leitura e a escrita.
Diretora da escola, Celassi Dalpiaz, entende que o incentivo à leitura é uma das responsabilidades do ambiente escolar para “apresentar às crianças esse mundo da literatura e com contato lúdico que se faça uma experiência de leitores e de poder viajar através dos livros. Entendo que essa esse é um papel Importante é de responsabilidade da escola junto com a família fazer se engajamento pra apresentar esse universo onde eles vão ter experiências que são marcantes que são únicas.” De acordo com ela, nesses 12 anos de Noite na Biblioteca, o evento precisou se adaptar para fazer o livro tão atrativo quanto as novas tecnologias.
“A gente tem um desafio diferente, não desconsideramos a tecnologia porque ela veio pra ficar e faz parte como instrumento. Porém nós damos um valor Importante ao livro físico e esse contato.” Para atrair os novos leitores e escritores a biblioteca foi remodelada, deixando de lado o tom escuro que marca esses espaços. Com cores vibrantes, o novo desenho é mais atrativo para as crianças que frequentam o espaço.