Nova secretária de Educação de Porto Alegre sugere sondagem antes de retomada das aulas presenciais

Nova secretária de Educação de Porto Alegre sugere sondagem antes de retomada das aulas presenciais

Janaina Audino considera que estudo remoto traz prejuízos para os alunos

Aristoteles Junior/Rádio Guaíba

Janaina Audino tem experiência na rede privada de educação

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Faltando três dias para a posse dos novos secretários municipais de Porto Alegre, a próxima chefe da Educação na cidade, Janaina Audino, ainda busca a definição dos primeiros passos da administração no setor. A ideia é de continuidade em relação ao trabalho feito pelo atual secretário, Adriano Naves de Brito. Entretanto, há diferenças fundamentais no posicionamento de ambos gestores. Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, nesta segunda-feira, ela afirmou que será preciso realizar uma sondagem antes da elaboração de uma estratégia para a retomada das aulas presenciais. 

"Primeiro precisamos fazer uma conversa negociada para encerrar o ano letivo de 2020. Queremos entender como foi o ano para que possamos fazer esse encerramento. No meio de tudo isso, é preciso contabilizar a pandemia. E com ela tivemos professores migrando do ensino presencial para o ensino online do dia para a noite, além das dificuldades de acesso à internet para alunos. É muito importante que façamos uma sondagem para saber qual situação dos estudantes. Temos de saber quantos participaram de aulas online, quantos tiveram acesso aos docentes e quantos profissionais estão no grupo de risco. O nosso desafio é reunir esses dados para definir uma estratégia de retorno para as aulas presenciais. De alguma forma, temos de resgatar os alunos que não tiveram aulas", disse. 

A secretária destacou ainda que o ensino remoto não é mais adequado quando se fala em aprendizagem. "O ensino não presencial traz prejuízo porque a educação é interação. Ensino e aprendizagem é interação. É preciso considerar que os alunos aprendem de diferentes formas e, estando em casa, eles precisam ser mais autônomos e estabelecer uma rotina escolar que nem todos têm. No meio disso tudo, a família precisa estar ligada, apoiando para que eles possam acessar e, de forma autôma, encaminhar o estudo. Não sabemos como os alunos estão se organizando para estudar", argumentou. 

Mudanças  

Para Janaina, a Capital já conta com uma base estruturada de onde podem surgir as mudanças nos próximos quatro anos. Ela ressalta, especialmente, o fato de Porto Alegre ser uma das cidades brasileiras que melhor remunera os profissionais do setor – além de contar com um dos corpos docentes mais qualificados, conforme o número de professores pós-graduados em atuação.

Contudo, Janaina Audino defende que as autoridades passem abrir o escopo de avaliação das escolas – que, hoje, usam quase exclusivamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na medição da qualidade do ensino. “Quando a gente olha só o Ideb corremos o risco de não enxergar outros indicadores importantes. A proposta pedagógica, o tempo de aula e a metodologia precisam ser levadas em conta”, destaca.

“Fundeb é uma vitória para a educação”

A lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), principal mecanismo de financiamento da educação básica pública no Brasil, foi comemorada pela secretária. A previsão é de que, a partir dela, os repasses do Governo Federal para o setor terão aumentos progressivos, começando com 12% em 2021 até alcançar 23% em 2026.

“O Fundeb vem para contribuir em diversas lacunas, onde ainda precisamos melhorar. A gente precisa entender, dentro da realidade da educação municipal, qual é o orçamento, onde estão os problemas das redes infantil e fundamental. A partir desses dados vamos poder discutir, junto dos professores, onde esse montante será mais útil. Esse trabalho já está em andamento, dentro do gabinete de transição”, disse Janaina Audino.

Perfil

Janaina Audino é consultora em educação, com atuação de destaque na iniciativa privada. Pedagoga formada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é mestre em Gestão Educacional e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Trabalhou na Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul e no Instituto Jama.

 




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