Prefeitura de Porto Alegre define o retorno às aulas presenciais a partir de terça-feira

Prefeitura de Porto Alegre define o retorno às aulas presenciais a partir de terça-feira

A retomada das aulas será opcional e apenas para a educação infantil, 1ª e 2ª séries

Correio do Povo

Profissionais que ainda não foram vacinados contra a Covid-19 alertam para risco a docentes e alunos

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre comunicou neste sábado que a rede municipal de ensino voltará às aulas presenciais a partir de terça-feira. A retomada das aulas será opcional e vale apenas para a educação infantil, e 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.

A retomada só é possível depois que o Governo do Rio Grande do Sul incluiu a educação entre os setores passíveis de flexibilização na bandeira preta do Distanciamento Controlado em decreto publicado na última sexta-feira. Segundo o texto, a retomada será lenta e as atividades são permitidas apenas em poucas modalidades.

O governo definiu ainda o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as cadeiras e a obrigatoriedade de medidas e exercícios individuais, sendo proibidas as atividades coletivas que envolvam contato físico ou qualquer tipo de aglomeração. 

De acordo com o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, este novo decreto está de acordo com a decisão judicial que impedia a retomada das atividades presenciais de ensino no Estado na bandeira preta, pois nos locais em que há cogestão as normas aplicáveis são compatíveis até o limite da bandeira vermelha.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria da Educação

Considerando a publicação do Decreto Estadual que estendeu a cogestão à área da Educação, estamos planejando nosso retorno às aulas presenciais, a partir da próxima terça-feira, dia 27. Importante destacar que seguem valendo todos os protocolos estabelecidos e amplamente divulgados quando da apresentação da nossa estratégia para a reabertura das escolas, em 9 de fevereiro. Estamos convictos que a Rede Municipal de Ensino e nossas escolas comunitárias saberão recepcionar muito bem os nossos alunos, com todo o cuidado e segurança que merecem e que sempre caracterizaram o trabalho desenvolvido pela Smed, ao longo dos anos ! Um bom retorno !

Janaina Audino
Secretária Municipal de Educação




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895