Prefeitura de Porto Alegre divulga cinco escolas com atendimento integral em 2022

Prefeitura de Porto Alegre divulga cinco escolas com atendimento integral em 2022

Nas escolas Neusa Goulart Brizola, Porto Novo e Professor Gilberto Jorge, o ensino será integral para alunos do 1º ao 9º ano

Correio do Povo

Programa foi apresentado nesta quarta-feira pela secretária Janaina Audino e pelo prefeito em exercício, Idenir Cecchim

publicidade

Cinco escolas municipais de ensino fundamental terão atendimento integral neste ano letivo, que começa na próxima segunda-feira em Porto Alegre. Todas as atividades pedagógicas serão ministradas por professores da rede municipal. Ao todo, cerca de 1,6 mil estudantes serão atendidos nove horas diárias, com cinco refeições.

Nas escolas Neusa Goulart Brizola, Porto Novo e Professor Gilberto Jorge, o atendimento será integral para os alunos do 1º ao 9º ano. Já nas escolas Mário Quintana e Professora Ana Íris do Amaral, será parcialmente integral para alunos do 1º ao 4º ano.

O critério de seleção das escolas se deu pelo espaço físico, infraestrutura, histórico de atendimento integral, reorganização das matrículas e localização em diferentes regiões de vulnerabilidade social. Inicialmente, nessas cinco escolas, será realizado um acompanhamento pedagógico mais efetivo e próximo das equipes diretivas, professores e estudantes envolvidos. A intenção é de que o Programa Mais Tempo na Escola seja ampliado nos próximos anos. 

O currículo é integrado e transversal com períodos de 55 minutos, divididos em Formação Geral - que abrange Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso -  e Formação Específica - que aborda Tecnologia e Sustentabilidade; Iniciação Científica; Corpo Arte, Cultura e Movimento; Linguagens, Identidades e Autonomia; Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e Tempos, Espaços e Cidadania. 

O Programa Mais Tempo na Escola está alinhado com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014/2024) que prevê a oferta de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica. Uma das metas é alfabetizar 100% das crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental.




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895