Pucrs realiza vestibular para 67 cursos neste domingo
capa

Pucrs realiza vestibular para 67 cursos neste domingo

A prova única ocorreu em três prédios da Universidade

Por
Cláudio Isaías

Vestibular ofereceu 3,6 mil vagas nesta edição

publicidade

O listão dos aprovados no Vestibular de Verão 2020 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), realizado na tarde deste domingo, deve ser divulgado até a próxima sexta-feira, dia 1º de novembro. Os nomes dos estudantes aprovados estarão disponíveis no site da universidade e no e-mail dos candidatos.

As provas foram realizadas em três prédios: 11, 12 e 50 e o ingresso dos alunos na sala ocorreu por volta das 12h30min. As provas foram divididas em dois núcleos: o comum, aplicado a todos os cursos, e o núcleo específico, aplicado de acordo com o curso escolhido pelo candidato. 

A universidade ofereceu 3,6 mil vagas em 67 cursos.  O número de inscritos ainda não estava consolidado até a tarde deste domingo porque a instituição de ensino prorrogou as inscrições. No campus da universidade, o clima era de nervosismo e de expectativa entre os candidatos.

No prédio 50, Vitória Carolina, 17 anos, que tentava uma vaga no curso de Engenharia de Software, disse que estava ansiosa para realizar o seu primeiro vestibular. Ela estava acompanhada do namorado Lucas que desejou sorte a vestibulanda. Vitória Carolina pretende realizar também as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 10 de novembro.

Já Raquel Ongaratti, 17 anos, que prestou vestibular para Farmácia, afirmou que estava extremamente nervosa. Ela precisou da ajuda do amigo Carlos, que cursa Engenharia da Computação, para se movimentar no campus universitário. Ela tinha receio de não encontrar o local das provas. Ana Luísa Siqueira, 18 anos, que realizou vestibular para Odontologia, aproveitou os últimos instantes para dar uma conferida na matéria.    

Esta edição do vestibular terá da Pucrs apresentou diversas novidades. Uma das principais motivações para a mudança é o alinhamento com as novas diretrizes do Ensino Médio, que preveem, além de um conjunto de aprendizagens essenciais, maior aprofundamento por área de conhecimento por meio de itinerários formativos. O novo modelo também reflete a organização da Universidade por escolas, que reúnem cursos de áreas afins.

Devido à grande concorrência para Medicina, a prova teve um número maior de questões - abrangendo todas as áreas do conhecimento - e consequentemente um tempo maior de realização, com 5h30min. Nos demais cursos, os testes foram realizados em 4h30min. Segundo a Pucrs, a redução do número de questões, necessária para que o concurso seja realizado em um único turno, em nada compromete a qualidade e o nível de exigência da prova.