UFRGS divulga edital do vestibular 2020
capa

UFRGS divulga edital do vestibular 2020

Inscrições serão recebidas entre 19 de agosto e 16 de setembro

Por
Correio do Povo

Edital para o vestibular foi divulgado nesta sexta-feira

publicidade

A Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) divulgou nesta sexta-feira o edital do Concurso Vestibular 2020 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). As provas serão realizadas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí, mas as novidades são as datas e os horários. Com aplicação em dois finais de semana, o certame ocorrerá em 23, 24 e 30 de novembro e em 1º dezembro. 

O início das provas será às 15h, em todos os dias, com exceção aos sabatistas, que têm assegurado horário diferenciado. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolver questões de múltipla escolha e a redação. São oferecidas 3.980 vagas em 90 opções de cursos de graduação.

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de agosto e 16 de setembro, exclusivamente pelo site do vestibular. No preenchimento do formulário, o candidato deverá informar os dados pessoais e escolher o curso pretendido, a língua estrangeira, a modalidade de ingresso e o local para realização da prova. O valor da inscrição no Concurso Vestibular será de R$ 145, e o boleto gerado terá vencimento em 17 de setembro. Candidatos que obtiverem a isenção do valor da inscrição deverão realizar os mesmos passos, apenas não havendo a cobrança do valor.

Nesta edição, permanece a mesma divisão de vagas. Serão destinadas 50% para o acesso universal e 50% para o programa de ações afirmativas (cotas). A distribuição da reserva de vaga se dá em oito modalidades, conforme as condições: renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita e autodeclaração racial preta, parda ou indígena e de pessoa com deficiência – direito que pode ser utilizado apenas pelo candidato que tenha cursado a integralidade no Sistema Público de Ensino Médio.

Para usufruir das ações afirmativas, os ingressantes devem comprovar a condição de ocupação da vaga de acordo com todas as exigências descritas no edital.

Com informações da UFRGS