Ensino

Unipampa festeja 20 anos com atividades culturais e inauguração de prédio

Evento contou com a presença do reitor da universidade, do prefeito de Bagé e do deputado federal Paulo Pimenta

Atividades culturais, institucionais e shows marcaram a data
Atividades culturais, institucionais e shows marcaram a data Foto : Gabriel Marques / Especial / CP

Os 20 anos do anúncio da criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Bagé, feito em 2005, pelo então presidente Lula, foram celebrados domingo (27/7), em programação realizada pela Prefeitura de Bagé com a Unipampa. Atividades culturais, institucionais e shows marcaram a data, que teve a inauguração de prédio e foi prestigiada por autoridades, comunidade acadêmica e público em geral.

O novo Prédio 5 do Campus Bagé amplia a estrutura da Universidade, com mais salas de aula, laboratórios e espaços administrativos. Ao festejar avanços, o reitor da Unipampa, Edward Pessano, destacou impactos concretos da universidade na região: “Essa instituição já formou mais de 18 mil profissionais. Investe, anualmente, na região, R$ 500 milhões E, só em Bagé, são R$ 60 milhões”. O dirigente ainda anunciou medidas administrativas sobre custos, mencionando a futura mudança da reitoria para o campus, com o objetivo de economizar os R$ 700 mil anuais que hoje são pagos em aluguel.

Já o prefeito Luiz Fernando Mainardi reforçou auxílio acadêmico. Assim, anunciou que nenhum beneficiado por programas de apoio estudantil pagará passagens urbanas, a partir de parceria com o Campus Bagé. E revelou que o município iniciará ações para aproximar jovens do Ensino Médio do ambiente universitário, para que conheçam de perto o campus. Ao resgatar a história da Unipampa, o prefeito valorizou a conquista de 23 municípios que fizeram atos pela criação de uma universidade, que cumpre papel estratégico na região.

E o deputado federal Paulo Pimenta, que participou das articulações políticas iniciais para a criação da Unipampa, lembrou a originalidade do projeto. Explicou que foi proposta uma universidade que já nascesse multicampi, pois, até então, as instituições eram criadas e, só depois, ganhavam outros campi.

Veja Também