Universidades públicas têm melhor desempenho que as particulares

Universidades públicas têm melhor desempenho que as particulares

Conceito Preliminar de Curso, divulgado pelo Inep, mostra que as instituições privadas tiveram notas menores

R7

Universidades públicas tiveram desempenho superior às privadas em 2019

publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira o Conceito Preliminar de Curso, um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC). Os dados avaliados são de 2019 e apontam que as universidades públicas tiveram desempenho superior às privadas.

De acordo com o indicador, 68% das universidade públicas tiveram nota 4 ou 5,  nota alcançada por apenas 33% das particulares. As instituições privadas, na sua maioria, ficaram com nota 3 no CPC, 54,4% das universidades avaliadas.

Das 8.138 instituições avalidas, apenas 2,5% alcançaram a nota máxima, considerada com nível de excelência pelo MEC e 8% estão no outro extremo —  foram classificadas como insatisfatórias (notas entre 1 e 2).

Ainda, segundo os dados do CPC, 40,1,% dos cursos presenciais conseguiram nota 4. Já 66,7% os cursos a distância ficaram na faixa 3.

A edição de 2019 foram avaliadas as graduações nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo. A nota do Conceito de Curso varia de 5 a 1 e leva em conta a avaliação de desempenho dos alunos, a formação dos professores, o regime de trabalho dos docentes (parcial ou integral) e a percepção dos alunos com relação ao curso.

Essas notas são usadas para a distribuição de vagas para programas do governo federal.




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895