Volta de aulas presenciais em Porto Alegre depende de decisão jurídica definitiva, diz prefeitura

Volta de aulas presenciais em Porto Alegre depende de decisão jurídica definitiva, diz prefeitura

Administração municipal emitiu nota nesta segunda-feira

Correio do Povo

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre emitiu nesta segunda-feira uma nota para esclarecer que as aulas presenciais para a Educação Infantil e para os dois primeiros anos do Ensino Fundamental só retornarão na rede municipal de ensino a partir de uma decisão jurídica definitiva.  O julgamento do recurso interposto pelo governo do Rio Grande do Sul ocorrerá no final da tarde de hoje depois que o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira retirou da "pauta virtual" e antecipou a sessão telepresencial sobre o tema. A videoconferência foi marcada para as 18h.

Conforme a manifestação da prefeitura, as escolas da Capital serão orientadas a permanecerem abertas nesta terça apenas para atender pais e familiares para prestar esclarecimentos. "Caso a decisão da Justiça permita a retomada das aulas presenciais com segurança jurídica, a Secretaria Municipal de Educação irá informar as famílias em tempo hábil", assegurou o Executivo municipal. 

Para o desembargador Silveira, o cenário de insegurança jurídica dos últimos dias foi criado pela ação do Piratini, antes que a questão judicial fosse resolvida. A iniciativa referida por ele é o decreto publicado na última sexta-feira, criando a cogestão na educação. Tal como o do comércio, o texto autorizou os prefeitos a adotarem medidas da bandeira imediatamente inferior à que a região foi classificada. 

Protesto 

A partir da decisão que manteve a suspensão das aulas presenciais no RS, ainda no começo da tarde de domingo, uma manifestação foi realizada horas mais tarde no bairro Auxiliadora e pedia a reabertura das escolas. O ato, inclusive, ocorreu em frente ao local onde mora a magistrada que proferiu a decisão suspendendo o retorno às aulas presenciais. 




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895