Facebook anuncia projeto para combater difusão de notícias falsas

Facebook anuncia projeto para combater difusão de notícias falsas

Rede social visa combater tráfego de notícias falsas, inclusive as impulsionadas

AFP

Facebook quer combater tráfego e notícias falsas na rede social

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O Facebook anunciou nesta quarta-feira a criação de um projeto de jornalismo destinado a promover “um ecossistema de notícias saudáveis” e reduzir a difusão de notícias falsas. A medida chega em um momento em que a rede social líder sofre intensa pressão por permitir que a desinformação se propague e às vezes se torne viral, com alguns críticos alegando que as notícias falsas no Facebook influenciaram a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Embora o Facebook tenha rejeitado as alegações de que é uma “empresa de mídia”, a rede social disse que seu novo esforço visa aumentar a credibilidade da informação que circula. “Sabemos que nossa comunidade compartilha e discute ideias e notícias, e como parte de nosso serviço, nós nos importamos em garantir que um ecossistema de notícias saudável e o jornalismo possam prosperar”, afirmou a diretora do projeto, Fidji Simo, em um post de blog.

“É por isso que hoje estamos anunciando um novo programa para estabelecer laços mais fortes entre o Facebook e a indústria de notícias”, acrescentou ela, no post.

O projeto significará “colaborar com organizações de notícias para desenvolver produtos, aprender com os jornalistas maneiras de sermos um parceiro melhor e trabalhar com editores e educadores sobre como podemos equipar as pessoas com o conhecimento que precisam para serem leitores informados na era digital”, explicou Simo.

Um dos elementos envolverá o desenvolvimento de “novos formatos de narrativas” e outras formas de ajudar os parceiros de notícias. Um segundo elemento incluirá “treinamento e ferramentas para jornalistas” que irá ajudá-los a usar vídeos ao vivo e outras formas de se conectar com o público. O terceiro será a educação pública em “alfabetização informativa” e outros esforços para ajudar as pessoas a determinarem a credibilidade das notícias.

“Trabalharemos com organizações terceiras sobre como entender melhor e promover a alfabetização informativa tanto dentro quanto fora de nossa plataforma, para ajudar as pessoas em nossa comunidade a terem as informações necessárias para decidir em quais fontes confiar”, afirmou Simo.

Como parte disto, o Facebook irá publicar anúncios de serviços públicos em colaboração com o Projeto de Literacia de Notícias, sem fins lucrativos, que ajudará as pessoas a determinar a veracidade de notícias, e trabalhará em pesquisa com a Escola de Jornalismo Walter Cronkite, da Universidade do Estado do Arizona.

Simo disse que o Facebook continuaria os esforços anunciados no mês passado para “interromper os incentivos financeiros” para sites que criam notícias falsas. “Este problema é muito maior do que qualquer plataforma, e é importante que todos nós trabalhemos juntos para minimizar o seu alcance”, acrescentou.

“Este é apenas o começo de nosso esforço nessa frente - nós temos muito mais a fazer. A página do projeto de jornalismo do Facebook servirá como um centro para nossos esforços para promover e apoiar o jornalismo no Facebook.”

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