Água limpa atrai banhistas no Litoral Norte

Água limpa atrai banhistas no Litoral Norte

Segundo especialista, fenômeno deve-se à ausência de ventos fortes

Danton Júnior / Correio do Povo

Água limpa atrai banhistas no Litoral Norte

publicidade

A água limpa do mar, que em nada lembrava o tradicional "chocolatão", foi um presente para os veranistas do Litoral Norte nesta terça-feira. Somada ao sol forte e ao vento fraco, formou o cenário ideal para os visitantes durante a manhã e a tarde nas praias gaúchas. Um grande número de pessoas aproveitou o clima na orla, em especial dentro da água. Em Tramandaí a temperatura chegou próxima dos 30ºC , com bandeira amarela nas guaritas dos salva-vidas.

Nas duas semanas em que esteve na praia, a bancária Fabíola Blos, 27 anos, de Esteio, disse ter pego apenas três dias de mar sujo. Ontem, mais uma vez, ela aproveitou a água limpa para dar um mergulho em Tramandaí. "Esse verão dá até para comparar com Santa Catarina. A água está limpa e quente", afirmou.

Altemir Vieceli, 48, comerciante em Igrejinha, passou a tarde na praia com a filha Gabriela, sete. Ele também ressaltou que o Litoral Norte ganhou um aspecto catarinense. "Está um espetáculo, acima da média. Parece Santa Catarina", disse.

Mesmo aconselhada pelo seu médico a evitar o mar, a pedagoga Nara Perini, 40 anos, que está grávida de cinco meses, não resistiu. "A água está uma delícia, boa até para as grávidas", disse ela, que mora em Ivoti e durante a manhã foi à praia em Atlântida Sul. A pequena Maria Eduarda Dariva, 3 anos, não queria saber de outra coisa. "Se depender dela, fica na água o dia todo", afirmou o avô, Adão José Dariva, 66, de Porto Alegre, que a acompanhou durante o passeio pela praia.

De acordo com o oceanógrafo Luiz Alberto Pedroso, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), a água limpa deve-se à ausência de ventos mais fortes. "As ondas estão batendo menos no fundo devido à menor força do vento. Com a descida da Corrente do Brasil, a água fica bem clara", explicou. A temperatura do mar, segundo ele, esquenta devido à corrente térmica com efeitos meteorológicos menos atenuantes.

A continuidade desse cenário, conforme Pedroso, depende de como o clima irá se comportar nos próximos dias. "Se começar a ter vento forte, principalmente sul e sudoeste, o mar fica com uma coloração mais escura", ressaltou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895