Geral

Ônibus com mais 28 haitianos chega a Porto Alegre

26 permanecem na Capital e dois em Passo Fundo. Nove já conseguiram emprego

Um ônibus com 28 imigrantes haitianos – 26 homens e duas mulheres – chegou, nessa madrugada, a Porto Alegre. Desses, dois seguem nas próximas horas para Passo Fundo e 26 devem ficar na Capital. Nove (incluindo os que vão para o Interior) já conseguiram emprego e hospedagem com o intermédio de compatriotas já instalados no estado. Com isso, segundo o secretário municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre, Luciano Marcantônio, 19 ficarão de forma provisória no Centro Vida, na zona Norte. Na próxima madrugada, um ônibus com mais três refugiados haitianos chega à cidade.

Marcantônio explica que o próximo passo é confeccionar as carteiras de trabalho de quem ainda precisa ser inserido no mercado formal. O secretário deixa claro que os imigrantes preenchem vagas ociosas, para as quais não se encontrou interessado, e não concorrem com a mão-de-obra brasileira. “Nunca vi brasileiro ser demitido para um imigrante ocupar o lugar dele”, garante. Em Porto Alegre, setores como o da construção civil e o de bares e restaurantes promovem cursos de capacitação para que os haitianos comecem a trabalhar.

Desde 2011, conforme Marcantônio, o Acre recebeu 60 mil imigrantes, entre haitianos, senegaleses e nigerianos, cerca de 4 mil deles absorvidos pelo Rio Grande do Sul. No Sine de Porto Alegre, foram encaminhados, nesse período, 1,8 mil carteiras de trabalho, 800 delas só em 2015. O secretário admite, também, que a comunicação com o governo acreano melhorou e que não há mais desinformação sobre o envio de ônibus com imigrantes, como ocorria até o mês passado. A expectativa é de que, nos próximos dois meses, 800 desembarquem nos estados do Sul.