Último tubo do Pisa é instalado na zona Sul de Porto Alegre

Último tubo do Pisa é instalado na zona Sul de Porto Alegre

Projeto deve despoluir o Guaíba e tratar 80% do esgoto da Capital

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Último tubo do emissário subaquático do Pisa é instalado na zona Sul de Porto Alegre

publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu nesta quarta-feira a colocação do último tubo do emissário subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que deve despoluir o Guaíba. A estrutura de 1m60cm de diâmetro e 500m de extensão faz parte de um trecho com 22 tubos formando onze quilômetros de linha, entre a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) do Cristal e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Serraria, na zona Sul de Porto Alegre.

Na ETE Serraria, em uma área com mais de cinco hectares, será tratado o esgoto coletado nas bacias dos arroios Dilúvio, Cavalhada e do Salso, que corresponde à metade do que é produzido pela população da Capital. A previsão é que a estrutura fique pronta em agosto, quando começa a operação de testes. Em dezembro, o sistema completo deve estar funcionando, que compreende duas EBEs (Ponta da Cadeia e Cristal), dois emissários (um terrestre e um aquático) e a ETE Serraria, projetada para atender a Capital pelos próximos 50 anos.

Com a operação do sistema, Porto Alegre, que coleta 88% do esgoto produzido, vai tratar 80% do material (incluindo a conclusão da ETE zona Norte, também prevista para este ano). Hoje, o tratamento atinge 27%. O restante é jogado no Guaíba, de onde é feita a captação para abastecer a cidade. A previsão do Dmae é que o Pisa resulte em redução de custos para garantir a qualidade da água que chega às torneiras, segundo o diretor do Dmae, Flávio Presser.

As tubulações do emissário subaquático foram produzidas em São Paulo e transportadas por rebocadores via marítima desde São Vicente até Rio Grande. Depois, pela Lagoa dos Patos, até Porto Alegre. O investimento no Pisa é de R$ 586 milhões.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895