12 pessoas morrem após chuvas e deslizamentos na Grande Recife

12 pessoas morrem após chuvas e deslizamentos na Grande Recife

Defesa Civil afirma que em apenas 24 horas choveu quantidade esperada para dez dias

R7

publicidade

Nova atualização do Corpo de Bombeiros aponta que 12 pessoas morreram após chuvas e deslizamentos que atingiram a Grande Recife, em Pernambuco, entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta.

As mortes ocorreram nos bairros de Águas Cumpridas, Dois Unidos, Passarinho e Caetés — nos municípios de Olinda, Recife, e Abreu e Lima, respectivamente.

O acumulado de chuvas de mais de 241 mm nos últimos cinco dias na região equivale a 20 dias da média histórica do período, o que corresponde a 357 mm, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Além disso, uma forte chuva atingiu a área na madrugada desta quarta, chegando a 102 mm em apenas seis horas.

Com a chuva intensa em terrenos já encharcados, o risco de deslizamento aumentou, o que gerou a renovação do alerta da Defesa Civil para que as populações das áreas de risco deixem suas casas. Desde a última sexta-feira, o órgão emitiu cinco sinais de chuvas – o alerta tem sido enviado para 31 mil famílias por SMS. Ao todo, foram cobertos 11.852 pontos de risco com lona.

Na tentativa de diminuir os deslizamentos e, consequentemente, possíveis mortes, a Prefeitura do Recife informou que dispôs mais de mil profissionais nas ruas da cidade para trabalhar no monitoramento dos casos e na mitigação dos efeitos da chuva. Desse total, 350 são da Defesa Civil.

A rede municipal de ensino voltou às aulas nesta quarta, mas em virtude das chuvas, 10% das escolas tiveram as aulas suspensas. O fornecimento da merenda foi normal e nenhuma ocorrência de vulto ocorreu. A cidade registrou, também, oito quedas de árvores, cujos atendimentos para retirada já estão em andamento.

Em nota, o órgão disse, ainda, que está prestando toda a assistência às famílias atingidas. Além do atendimento em relação à saúde dos envolvidos, serão oferecidos abrigos e, em casos de óbitos, assistência por meio de auxílio-funeral.  “A secretaria de Defesa Civil também está apurando as causas das ocorrências”, disse.

Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (81) 3429-9838 ou pelo WhatsApp (81) 9-9266-5307 — o serviço funciona 24 horas por dia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895