2º Sesi Conecta Saúde discute a importância da saúde do trabalhador

2º Sesi Conecta Saúde discute a importância da saúde do trabalhador

Evento foi realizado na sede da Fiergs, em Porto Alegre

Felipe Faleiro

publicidade

A importância da saúde do trabalhador foi o principal objeto de discussões do 2º Sesi Conecta Saúde, evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, e encerrado nesta quarta-feira. Representantes da indústria trocaram experiências a respeito dos desafios do setor em meio à transformação das relações de trabalho e a preocupação constante com o bem-estar dos colaboradores em companhias de diferentes tamanhos e segmentos de atuação.

Um dos principais momentos do evento em seu último dia foi a reunião-almoço, no qual participaram cerca de 200 pessoas no Teatro do Sesi. Os debatedores deste momento foram o CEO da Bruning Tecnometal, empresa de Panambi, Angelin Adams, o diretor industrial da Braskem, Nelzo Luiz Neto da Silva, e o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do RS (Sindiquim) e diretor-presidente do Grupo Tecpon, Newton Mario Battastini.

"Nosso principal conceito é a pessoa no centro de tudo. Ela proporciona a alavancagem da empresa. Independente de toda a tecnologia aplicada nos processos, a gente precisa ter pessoas saudáveis e que se sintam em equilíbrio. Encontrando ele, você vai ter dentro da empresa a pessoa certa para construir o futuro dela, e que não irá sabotar seu processo de crescimento", comentou Silva, reforçando que, por exemplo, as unidades industriais da Braskem têm academias para uso dos funcionários.

Battastini, por sua vez, disse que há uma atenção natural da indústria química na saúde dos trabalhadores, pela forma de trabalho executada. "O próprio Sesi colabora bastante com as empresas no sentido de treinamentos e capacitações. A saúde física e mental em dia obviamente dão resultados positivos para a empresa, e é preciso que o trabalhador consiga se sentir bem no ambiente de trabalho. Grande parte do dia a dia dos funcionários é passado dentro da empresa. Por isso o ambiente tem que ser positivo", afirmou.

A reunião também teve os pronunciamentos do presidente do Sistema Fiergs, Gilberto Porcello Petry, e do superintendente do Sesi RS, Juliano Colombo. Petry saudou os presentes, enquanto Colombo trouxe números e dados a respeito da atuação do sistema. "Nunca o setor fabril foi tão desafiado na área da saúde quanto nestes dois anos de pandemia. Atendendo aos chamados de urgência, indústrias de vários segmentos passaram a adaptar suas linhas de produção para fabricar inúmeros itens", salientou Petry.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895