Ação conscientiza motoristas sobre ciclistas

Ação conscientiza motoristas sobre ciclistas

Distribuição de adesivos aconteceu na Cidade Baixa

Eduardo Amaral

Ação aconteceu no bairro Cidade Baixa

publicidade

Com o objetivo de conscientizar os motoristas em relação aos ciclistas, membros do Coletivo Cidade mais Humana distribuíram adesivos orientando os condutores a respeitarem a distância de 1,5 metro para os ciclistas. A ação aconteceu na esquina da avenida Loureiro da Silva com a rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, no fim da tarde de sexta-feira.

Além dos adesivos, os participantes também conversavam com os motoristas sobre o respeito aos ciclistas. Esta é uma atividade recorrente na Capital, que em 2011 viu um grupo de ciclistas ser atropelado pelo bancário Ricardo Neis. Na época o grupo Massa Crítica fazia uma pedalada nas ruas da mesma Cidade Baixa buscando incentivar o uso da bicicleta. O bancário então acelerou o carro machucando vários dos participantes, e em 2016 foi condenado por 11 tentativas de homicídio.

Um dos incentivadores da ação desta sexta-feira, o vereador Marcelo Sgarbosa (PT), avalia que apesar das dificuldades, o uso da bicicleta se tornou mais comum na cidade. “Não temos uma cidade que convida as pessoas a andar de bicicleta, mas o fato é que muitas pessoas tem começado andar de bicicleta nos últimos cinco anos.” Sgarbosa também acredita que os motoristas estão aceitando melhor a presença de ciclistas no trânsito.  “É ser uma realidade bem diferente a 15 anos atrás, quando o ciclista no trânsito era um ser estranho no ninho, que era xingado pelo os motoristas”, relata o vereador que vê uma postura mais tolerante.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895