Ação de prevenção ao diabetes é realizada na Redenção

Ação de prevenção ao diabetes é realizada na Redenção

Série de serviços gratuitos, como teste de glicemia, foi disponibilizada à população

Cláudio Isaías

Ação de prevenção ao diabetes é realizada na Redenção

publicidade

A Rede Agafarma realizou neste domingo uma ação de prevenção ao diabetes no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Próximo do Monumento ao Expedicionário foi montada uma estrutura com uma série de serviços gratuitos à população, como teste de glicemia, verificação de pressão arterial e orientações com farmacêuticos sobre a doença.

O atendimento ao público começou às 9h e seguiu até o final da tarde. A estimativa da organização é de que mais de três mil pessoas fossem atendidas por farmacêuticos. O presidente da Agafarma, Wilson Galli, disse que a empresa tem se envolvido há anos na prevenção ao diabetes. "Faz parte do nosso perfil essa ligação com a comunidade o que ocorre em 220 municípios do Rio Grande do Sul. Realizamos ações no Outubro Rosa e agora sobre a conscientização ao câncer de próstata e o diabetes", destacou.

Segundo Gali, a ideia da ação foi tratar da qualidade de vida das pessoas e tudo isso implica na prevenção de doenças. A diretora financeira e de capacitação da Rede Agafarma, Janete de Matos, informou que os 25 farmacêuticos conversaram com os frequentadores do parque sobre os sintomas e os fatores de risco do diabetes. "A nossa ação foi de rastreamento e de passar informações as pessoas sobre a doença. Agora, no caso de uma alteração a orientação é sempre o encaminhamento ao médico", ressaltou.

Quem participou da iniciativa recebeu ainda um material informativo distribuído pela Agafarma com dados sobre o diabetes (sintomas, fatores de risco e os tipos da doença). Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. O Rio de Janeiro aparece como a capital brasileira com maior prevalência de diagnóstico médico da doença, com 10.4 casos a cada 100 mil habitantes.

Epidemia global 

O diabetes é uma epidemia global e o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos países com o maior número de casos, atrás de China, Índia e Estados Unidos. Os fatores de risco da doença são a obesidade, o sedentarismo, histórico familiar e hipertensão arterial.

Já os sintomas são: fome excessiva; perda de peso; visão turva; urina frequente; cansaço e sede excessiva. Quando o diabetes não é bem controlado existe a possibilidade de surgir graves complicações que podem prejudicar a visão; causar a perda da função renal; amputação de membros, impotência sexual; infarto e derrame.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895