Ação vacina 17 pessoas em situação de rua de Porto Alegre

Ação vacina 17 pessoas em situação de rua de Porto Alegre

Equipe da SMS realizou imunização no Restaurante Popular, no Centro, nesta quinta

Cláudio Isaías

publicidade

Uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), realizou a vacinação de 17 pessoas em situação de rua, nesta quinta-feira, em Porto Alegre. A imunização contra Covid-19 foi feita junto aos frequentadores do Restaurante Popular, localizado na rua Garibaldi, Centro Histórico da Capital.

No local, equipes da saúde orientavam o público sobre a importância da vacinação enquanto aguardavam a refeição. A iniciativa foi realizada pela equipe do Consultório na Rua Centro. As ações itinerantes fazem parte da estratégia da secretaria para vacinar contra o coronavírus pessoas em situação de rua.

A imunização foi tranquila e as pessoas em situação de rua receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca. A vacinação teve duração de duas horas (11h às 13h) e foi acompanhada pelas equipes da Fasc que seguem com a abordagem e orientação para a necessidade da imunização das pessoas que vivem na rua. Não havia filas e nem aglomerações no Restaurante Popular.

Porto Alegre projeta imunizar 3 mil pessoas do grupo

O Plano Municipal de Vacinação da Prefeitura prevê o total de 3 mil doses aplicadas em Porto Alegre para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A imunização contra a Covid-19 da população em situação de rua de Porto Alegre começou no dia 2 de junho. O cronograma de vacinação da população de rua terá continuidade nesta sexta-feira no Restaurante Popular, das 11h às 13h. No sábado, dia 26 de junho, a imunização será na Escola Porto Alegre junto com a ONG Banho Solidário, das 9h às 12h. 

Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou cópia. Caso não tenha, a pessoa pode informar o nome completo, pois as equipes de saúde pesquisam no sistema o número do CPF. As equipes de abordagem da Fasc realizam a orientação quanto aos horários e locais de vacinação.

Além disso, as equipes da fundação vão até os locais onde tradicionalmente as pessoas em situação de rua costumam frequentar, como o POP-RS na frente do prédio do Ministério Público, na rua Aureliano de Figueiredo Pinto.

Já a imunização contra o coronavírus para a população em situação de rua segue sendo realizada no Consultório na Rua – localizado no Centro de Saúde Santa Marta, na rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico. As equipes da Fasc seguem com a abordagem e orientação para a necessidade da imunização das pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895