Aberto novo trecho da rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre

Aberto novo trecho da rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre

Com seis pistas em ambos sentidos, a tão esperada conclusão da obra da Copa do Mundo de 2014 beneficia deslocamento dos moradores da região e sobretudo os torcedores nos jogos na Arena do Grêmio

Correio do Povo

Agentes da EPTC estão orientando os motoristas na área

publicidade

Foi aberto na manhã deste sábado o novo trecho de cerca de 1,2 quilômetro da rua José Pedro Boéssio, próximo da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A liberação da via, toda sinalizada e com sinaleiras, já permitirá o escoamento de veículos dos torcedores que foram assistir ao jogo de Grêmio e Sampaio Corrêa pelo Brasileirão Série B. Agentes de fiscalização de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão na área para orientar os motoristas sobre a novidade.

A nova via fica situada entre as avenidas Palmira Gobbi e a Ernesto Neugebauer. Ela possui seis pistas, sendo três faixas para cada sentido, e permite a ligação para a BR 116 e BR 290 (freeway), além de conectar-se ainda com a BR 448 (Rodovia do Parque). A obra, que incluiu intervenções de drenagem pluvial em galerias de concreto nos dois lados da via, pavimento em blocos de concreto, execução de passeio, ciclovia, acessibilidade e sinalização, custou R$ 13,7 milhões.

O vice-prefeito Ricardo Gomes lembrou que o projeto é da Copa do Mundo em 2014, sendo que apenas 40% dele estava finalizado. Os 60% restantes foram concluídos pela atual administração do município. “O fundamental ali é a melhoria do fluxo na saída da Arena do Grêmio, pois quando o juiz apita o final...sai todo mundo”, destacou. Por sua vez, recordou, a chegada dos torcedores acontece aos poucos.

“Ela dá uma alternativa para a saída para a Região Metropolitana”, frisou Ricardo Gomes. “A cidade carecia de soluções no entorno da Arena”, enfatizou. “A entrega de uma obra da Copa é simbólica”, acrescentou o vice-prefeito.

Já o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, considerou a obra como “muito importante para a mobilidade humana da região e também para a chegada do público e o escoamento da Arena”.

Além da Região Metropolitana, ele disse que a Zona Norte da Capital também foi beneficiada com a nova via. Ele prevê que os cerca de 40 mil moradores da região também vão aproveitar o novo trecho. “É importante para a logística da cidade”, resumiu o secretário.

André Flores aproveitou para adiantar que a próxima obra pendente da Copa que será concluída é a da avenida Tronco. “Estamos nos programando para terminar um trecho dela, entre as avenidas Carlos Barbosa e Chuí, nos dois sentidos, para a população. Nossa programação é que até dezembro possamos entregar esse trecho”, detalhou.

O trecho que faltaria seria entre as avenidas Teresópolis e Carlos Barbosa. “Está próximo de estar pronto. Na medida do possível vamos liberando...Não vamos esperar toda a obra pronta”, explicou.

Ele também falou que “está próxima de ser anunciada a retomada da obra de reforma da Usina do Gasômetro”. O secretário confirmou que “teremos novidades nos próximos dias”.

Foto: Guilherme Almeida / CP


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895