Acampamento Farroupilha começa a tomar forma em Porto Alegre

Acampamento Farroupilha começa a tomar forma em Porto Alegre

Corpo de Bombeiros iniciou inspeção para verificar PPCI nos galpões

Christian Bueller

Acampamento Farroupilha começou a tomar forma com a montagem das estruturas

publicidade

O mês de setembro ainda não chegou, mas o tradicional Acampamento Farroupilha de Porto Alegre já desponta nos olhos de quem passa pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). A abertura oficial do evento é no próximo sábado, mas a movimentação é grande no local que recebe 348 piquetes este ano. A montagem das estruturas encerrou nessa sexta-feira e, a partir de hoje, o Corpo de Bombeiros inicia a inspeção para verificar a adequação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) nos galpões. 

A mais importante festa do tradicionalismo gaúcho ocorre de 7 a 22 de setembro e tem expectativa de superar o público do ano passado, que foi de mais de um milhão de visitantes. O tema desta edição é Vida e Obra de Paixão Côrtes, morto em 2018 aos 91 anos. Presente ao Acampamento desde 2000, Valmir Oliveira, patrão do Piquete Marca e Tradição, quer receber muitos amigos. “Somos cinco famílias que se uniram pela paixão pelos cavalos. E esperamos o maior número de pessoas que quiserem vir confraternizar”, diz Oliveira, que costuma participar de rodeios e cavalgadas. 

Hoje à noite, o piquete fará uma apresentação sobre o folclorista gaúcho falecido em 2018. Durante o final de semana, os piquetes trabalharam acelerado, mesmo nos momentos de chuva, para aprontar os galpões a tempo de receber os bombeiros. O espaço da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estava com a montagem quase concluída. Segundo o patrão do piquete EPTChê, Jairo Bemfica Terres, 2 mil estudantes de 38 escolas da Capital são esperados no local. “Teremos uma programação cultural com viés na educação para o trânsito. Terá teatro, oficinas e palestras, bem dinâmicas para animar a gurizada”, conta Terres. 

A abertura oficial será hoje, às 10h, com a presença de representantes da Cruz Vermelha e do Samu. A primeira atividade ocorre a partir das 14h, com a participação de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo. O evento, que acontece desde 1981, é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O coordenador da 1ª Região Tradicionalista (1ª RT), Edison Fagundes, o Edinho, espera superar o número de visitantes do ano passado. “A expectativa é de uma grande festa. Muita gente vem por amor, de forma voluntária. Chegam a tirar férias nos seus empregos para trabalhar aqui”, conta Edinho, sob o toldo da administração do Acampamento, localizado na área central do parque. 

O espaço também estava nos últimos preparativos para a festa. O secretário adjunto da Cultura e presidente da Comissão Municipal do Acampamento Farroupilha, Leonardo Maricato, destaca o crescimento do evento. “Já ultrapassamos a fronteira nacional, pois recebemos turistas internacionais, interessados em conhecer uma cultura única, que representa valores e realizações do povo gaúcho. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de entregar um evento cada vez melhor.” Confira a programação oficial dos Festejos Farroupilha no site do MTG.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895