Acampamento Farroupilha terá participação de mais de 350 entidades
capa

Acampamento Farroupilha terá participação de mais de 350 entidades

Edição deste ano do evento será realizada entre 7 e 22 de setembro

Por
Claudio Isaías

Acampamento Farroupilha terá 350 piquetes em 2019

publicidade

Mais de 350 entidades entre piquetes, Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamento de Tradições Gaúchas (DTGs) estarão participando das diversas atividades do Acampamento Farroupilha 2019 que será realizado de 7 a 22 de setembro no Parque Harmonia, em Porto Alegre. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) divulgou nesta segunda-feira a programação da mais importante festa do tradicionalismo gaúcho que terá uma extensa programação cultural, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas. O evento começa no dia 7 de setembro com a chegada da Chama Crioula às 18h e abertura oficial do Acampamento.

Logo após, às 20h, haverá a apresentação artística do CN Boitatá de São Borja, campeão de danças tradicionalistas da Força B do Enart 2018 e da 2ª Inter-regional do Enart 2018. A festa segue com a apresentação musical do grupo Alma Gaudéria, às 21h30min. A programação foi apresentada pelo presidente do MTG, Nairo Callegaro. No domingo, dia 8 de setembro, às 17h, a atração fica por conta da apresentação da cantora Kassia Macedo, representante do DTG Rancho da Amizade, de Gravataí. Ela foi a primeira colocada na modalidade intérprete feminino do Enart 2018. A festa terá a apresentação do CTG Laço Vermelho, de Bento Gonçalves, às 18h. Eles conquistaram a primeira colocação de danças tradicionais da Força B da 3ª Inter-regional do Enart 2018 e apresentação musical do DT Querência das Dores, de Santa Maria, que conquistou o primeiro lugar na categoria conjunto instrumental do Enart 2018.  

Segundo o MTG, a festa tradicionalista deverá ter a participação de 350 entidades entre piquetes, CTGs e DTGs. O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, falecido em 2018, aos 91 anos. O período de montagem do Acampamento Farroupilha será de 22 de agosto a 1 de setembro. A expectativa é de superar o público do ano passado, que foi de 1 milhão de visitantes.

Durante a apresentação da programação do Acampamento Farroupilha 2019, o presidente do MTG, Nairo Callegaro, se defendeu das acusações feitas por uma ex-assessora jurídica da entidade. Um grupo de conselheiros do MTG chegou a encaminhar um documento solicitando o afastamento do presidente do MTG por 45 dias, até que fossem apuradas as denúncias divulgadas nos últimos dias pela advogada que encaminhou documentos aos conselheiros com denúncias sobre a gestão de Callegaro. Eles chegaram a sugerir a criação de uma comissão que, por 30 dias, apuraria o caso sobre prejuízos em eventos e a uma locadora de veículos feitas pela ex-assessora jurídica. Callegaro, que está na quarta gestão do MTG, disse que sobre as acusações da advogada ele pretende entrar na justiça com um processo por danos morais e calúnia e com uma representação criminal por difamação. "Sinto muito chegar a este estágio. Não precisava chegar neste ponto. A profissional tinha uma cláusula de confidencialidade que foi quebrada", lamentou.