Acendimento da Chama Crioula marca abertura do Acampamento Farroupilha

Acendimento da Chama Crioula marca abertura do Acampamento Farroupilha

Iniciado na noite deste sábado, evento vai até 22 de setembro

Felipe Samuel

Acampamento Farroupilha deste ano vai até 22 de setembro

publicidade

Mesmo com a chuva forte que atingiu a Capital no final da tarde deste sábado, a chegada da Chama Crioula ao Acampamento Farroupilha atraiu centenas de pessoas na solenidade de abertura oficial do evento. Após passar pelo Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, e pelo Colégio Júlio de Castilhos, um grupo de cavalarianos ligados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) chegou ao Parque da Harmonia às 18h30min. 

A centelha da Chama Crioula e da Pira da Pátria foram conduzidas pelos cavalarianos até o local e entregues ao patrono do Acampamento Farroupilha 2019, Giovani Tubino, e ao coordenador da 1ª Região Tradicionalista (1ª RT), Edison da Silva Fagundes. Os tradicionalistas fizeram a união das centelhas e acenderam a Chama Crioula às 18h56min. O ato marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha, que este ano tem como tema a Vida e a Obra de Paixão Côrtes, que morreu em 2018, aos 91 anos.

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, agradeceu o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e dos patrocinadores do Acampamento Farroupilha. Ele ressaltou que este ano foi um “desafio muito grande” realizar o Acampamento Farroupilha, em função das consequências da edição anterior, cujas dívidas chegaram a R$ 617 mil, e em função do “momento de profunda crise social, econômica e política”. “Se hoje a festa se consolidou e aconteceu, e nós vencemos todos os desafios, foi porque vocês compreenderam que tínhamos que ultrapassar todos esses desafios juntos e vencer talvez uma grande etapa que nem eu mesma imaginava que ia conseguir”, discursou.

Ao destacar que o acampamento serve de modelo a outros municípios gaúchos para festejos farroupilhas, Tubino reconheceu que há dificuldades para realizar a programação no Parque da Harmonia. “Tem erros no parque, mas tem muito mais acertos, porque todos vêm ao Acampamento Farroupilha para festejar o setembro, que é o mês do gaúcho”, discursou. Ele valorizou a trajetória de Paixão Côrtes e a afirmou que é uma “honra ter essa história contada pela internet e pela TV”. “No dia da Pátria, estamos unindo o Fogo Simbólico com a centelha da Chama Crioula para fazer uma repetição da história”, frisou.

Secretário Municipal de Cultura, Luciano Alabarse destacou que o Acampamento Farroupilha é o maior evento do Rio Grande do Sul: “Reúne turismo, tradição, história e cultura. Acompanho durante todo ano toda a batalha que é chegar à noite de hoje e dar por aberto este grande evento”, elogiou. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara (PTB), criticou a “burocracia” da exigência do Plano de Proteção e Prevenção Contra Incêndios (PPCI). “Este é o maior acampamento farroupilha do mundo”, destacou. Este ano, as comemorações se estendem até 22 de setembro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895