Agência do INSS na zona Leste de Porto Alegre registra filas nas primeiras horas de atendimento

Agência do INSS na zona Leste de Porto Alegre registra filas nas primeiras horas de atendimento

Unidade do bairro Partenon centraliza benefícios por incapacidade e tem nove agendamentos para esta terça

Correio do Povo, Rádio Guaíba e R7

Agência do INSS na zona Leste de Porto Alegre registra filas nas primeiras horas de atendimento

publicidade

A agência do INSS localizada no bairro Partenon, a única a abrir nesta terça-feira em Porto Alegre, registrou filas nas primeiras horas de atendimento para perícias médicas. A unidade centraliza benefícios por incapacidade e tem nove agendamentos previstos para o dia de hoje. 

No Rio Grande do Sul, seis das 98 agências reabriram nas cidades de Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Lajeado, Ijuí, Frederico Westphalen e na Capital gaúcha. A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais autorizou a reabertura de 87 agências do INSS em todo o Brasil a partir desta terça-feira. A decisão foi determinada após a vistoria em 108 unidades do serviço. 

Fila de pessoas foi registrada na agência do Partenon / Foto: Alina Souza 

A reabertura das outras 92 agências do INSS no Estado ainda depende de vistorias, de acordo com a Gerência Executiva do Instituto. A Associação dos Peritos Médicos fará mais vistorias nesta terça-feira em todo o País e enviará o resultado à Secretaria de Previdência.

O INSS afirma que 1.568.000 de pessoas esperam por um atendimento, sendo que quase metade 790.390 precisam de assitência presencial para conseguir o auxílio ou voltar ao trabalho.  

Unidade do Partenon centraliza benefícios por incapacidade / Foto: Alina Souza 

Impasse

Desde a reabertura de parte das agências na segunda-feira passada (14), os peritos têm se recusado a retomar o trabalho, alegando falta de segurança nos consultórios. O impasse entre a categoria e o governo afeta quase 800 mil pessoas que necessitam do atendimento, muitas vezes com urgência.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, afirma que as agências que foram liberadas a funcionar foram vistoriadas e atendem aos protocolos de segurança contra a covid-19, tanto de adequação do espaço físico como dos equipamentos exigidos para a segurança no atendimento.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho publicou na sexta-feira (18) edital de convocação para que os servidores retomem os atendimentos de forma imediata nas unidades listadas na publicação.

Os peritos médicos decidiram fazer inspeções por conta própria nas agências do INSS desde esta segunda-feira (21) para voltar ao atendimento presencial. Segundo a A ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), as agências consideradas aptas serão imediatamente liberadas para a categoria retornar ao trabalho.

O governo afirmou que os servidores que não retornarem a partir desta segunda-feira terão os dias descontados de seus salários. A orientação é que os cidadãos que tenham horário marcado de atendimento liguem para a agência para checar se local está funcionando. 

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895