Ainda em patamar elevado, surtos por Covid-19 diminuem no RS

Ainda em patamar elevado, surtos por Covid-19 diminuem no RS

Com 151 surtos ativos, índice é o menor desde maio deste ano

Brenda Fernández

Tedros Ghebreyesus anunciou nesta segunda-feira parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates

publicidade

Após um repique nos casos de surtos ativos em junho deste ano, seguido de uma estabilidade em patamar alto, o cenário de surtos de Covid-19 começa a apresentar uma pequena tendência de melhora. O boletim da Semana Epidemiológica (SE) 28 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que compreende os dados de 20 de julho, mostra o total de 151 surtos ativos no Rio Grande do Sul. A marca é a menor desde a SE 17, referente a 4 de maio deste ano, quando o Estado registrava 150 contaminações em massa em investigação.

De acordo com o último boletim, 187.342 surtos já foram encerrados em solo gaúcho desde o início da pandemia. Mais da metade deles reportados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). É considerado surto encerrado quando não há registro de novos casos com sintomas de síndrome gripal por 15 dias. 

Atualmente 22 das 30 regiões de Saúde do RS registram ao menos um surto de coronavírus. O número total de expostos à contaminação em razão de surtos também o menor desde maio deste ano. Hoje são 90.230 pessoas convivendo em espaços de contaminação, ante 89.660 em 26 de maio de 2021.

Caxias do Sul, na Serra gaúcha, é a que apresenta o maior número de surtos em investigação: 21 casos, mais de 2,7 mil pessoas expostas e dois óbitos em decorrência dos surtos atualmente em investigação.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895