Albergue serve risoto de camarão para pessoas em situação de rua em Porto Alegre

Albergue serve risoto de camarão para pessoas em situação de rua em Porto Alegre

Iniciativa da instituição beneficiou cerca de 60 pessoas

Christian Bueller

Albergue serviu risoto de camarão para pessoas em situação de rua

publicidade

Uma noite com um cardápio especial para cerca de 60 pessoas em situação de rua. Um prato que muitos ali jamais comeriam se não fosse pela iniciativa da instituição Espírita Dias da Cruz, com doação do Programa Mesa Brasil Sesc. A ação conjunta serviu, nesta semana, risoto de camarão, no albergue localizado na avenida Azenha, 366, em Porto Alegre.

Todos os integrantes da entidade, com 88 anos de atuação, utilizavam máscaras, recebidas na semana anterior. Do mesmo modo, estavam os beneficiados, como Carlos Augusto Bombardi. “É sempre bom ter um prato diferenciado, que a gente tem pouca chance de apreciar”, sorriu. 

Segundo ele, “melhor ainda, foi a generosidade em tempos como estes”. Com Valdacir Oliveira dos Santos não foi diferente. “Para nós, é uma maravilha porque não é sempre que temos este privilégio” disse, entre uma garfada e outra.

Doação de camarão

A instituição é uma das 99 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que receberam parte da doação total de 16 mil quilos de camarão apreendidos pelo Ibama por excesso de carga e deverá beneficiar 35 mil pessoas. 

A Dias da Cruz recebeu 192 quilos da iguaria, divididos em quatro caixas de camarões frescos. “O Mesa Brasil é um parceiro nosso, sempre que há doações, nós recebemos. Neste caso, congelamos, limpamos e oferecemos aos usuários. Até brinquei que iria dormir no albergue porque não se come risoto de camarão todo dia”, contou Éder Cardoso, diretor da entidade.

Ele destacou que só o fato destas pessoas poderem se alimentar já traz satisfação. “Nós os tratamos como fazemos com as pessoas da nossa casa. Fizemos um esforço para não fechar durante a pandemia, apenas reduzimos as vagas para evitar aglomerações”, informou Cardoso.

Prato beneficiou 60 pessoas. Foto: Fabiano do Amaral

Rede de solidariedade

O Mesa Brasil é uma rede permanente de solidariedade que conta com o apoio de empresas, entidades sociais e doadores voluntários. “Diariamente, quatro caminhões percorrem a Região Metropolitana coletando alimentos de indústrias e agricultores para depois distribuir, como fizemos como o albergue”, contextualiza Eduardo Schmitz, gerente do Sesc Comunidade. 

No caso da apreensão do camarão, o repasse do alimento contribuiu com dois fatores, segundo ele. “É muito simbólico, um morador de rua comendo este tipo de prato. De um lado, a gente combate a fome, e também evitamos o desperdício de alimentos. Se não fosse a ação do Sesc, boa parte desses camarões seria jogado fora”, explicou Schmitz.

Doações

Durante o período de combate à Covid-19, o programa, que distribui cerca de 80 a 90 toneladas de alimentos por mês e oferece ações educativas, também está recebendo doações por meio de transferências ou depósitos bancários. 

Para contribuir, os dados da conta do Banco do Brasil são: SESC - Sesc Mesa Brasil 2020, agência: 3418-5, conta corrente: 6461-0 (cadastrada no CNPJ: 03.575.238/0001-33). É possível contribuir com qualquer quantia, já que uma doação de R$ 5, por exemplo, equivale a um quilo de alimento, que ajuda a complementar cerca de cinco refeições. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895