Alta procura por testes de Covid-19 causa demora em unidade de saúde em Porto Alegre

Alta procura por testes de Covid-19 causa demora em unidade de saúde em Porto Alegre

Testagem segue neste domingo nos mesmos postos de saúde

Christian Bueller

publicidade

Centenas de pessoas procuraram as nove unidades de saúde de Porto Alegre que disponibilizam a testagem rápida de antígeno para Covid-19 neste sábado. Até as 16h, pessoas que apresentam sintomas ou assintomáticos que entraram em contato com casos positivos da doença e sem esquema vacinal completo podem se dirigir a estes postos para passar por avaliação clínica e, na sequência, fazer o teste.

Febre, calafrio e dor de cabeça são alguns dos sintomas que Sandro Moura, 56 anos, sentiu e o fez sair de casa, na manhã deste sábado, em busca do teste rápido na Unidade de Saúde São Carlos, na avenida Bento Gonçalves, bairro Agronomia. “Estou desde quinta-feira assim, meu termômetro deu 38,5 graus e agora comecei a tossir”, relatou. Segundo ele, precisou esperar cerca de duas horas para ser atendido, depoimento repetido por outras pessoas que aguardavam pela testagem do lado de fora da unidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve lentidão no sistema, mas a forte demanda por conta da alta de novos casos de Covid-19, impulsionados pela variante ômicron, e da gripe Influenza A da variante H3N2 explica a demora.

A testagem segue neste domingo nos mesmos postos de saúde que disponibilizaram o serviço neste sábado: Tristeza, Álvaro Difini, Moab Caldas, São Carlos, Lomba do Pinheiro, Morro Santana, Assis Brasil, Ramos e Navegantes. Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno, mas que seguirem com sintomas, poderão realizar teste RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes. Entre outros sintomas que podem caracterizar infecção por coronavírus, estão dor de garganta, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular. 

Os especialistas recomendam que o teste seja feito, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de Covid-19. Nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 14.345 novos casos da doença no RS em 24 horas. Foi o quarto dia consecutivo em que houve mais de 10 mil novas infecções entre os gaúchos.

Confira os endereços das unidades de saúde no link


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895