Ambulatório de Ginecologia é inaugurado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Ambulatório de Ginecologia é inaugurado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Unidade integra projeto do Centro de Prevenção do Câncer de Mama

Wagner Machado / Correio do Povo

Em cinco anos, cerca de 20 mil mulheres de 10 municípios serão beneficiadas

publicidade

O novo ambulatório de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi inaugurado nesta terça-feira, após remodelação de espaço e novos imobiliários. Esta é a segunda etapa do projeto do Centro de Prevenção do Câncer de Mama, em uma parceria da instituição com o Instituto Avon. O objetivo é diminuir a incidência da doença, já que o Rio Grande do Sul registra o segundo maior número de casos no País: 81 para cada 100 mil mulheres.

“É uma reforma que promoverá melhor qualidade e agilidade no atendimento, além de possibilitar o compartilhamento do conhecimento”, disse o chefe do Departamento de Mastologia, Jorge Biazús. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre as capitais brasileiras, Porto Alegre segue líder no ranking e a expectativa é de que some 125 novos casos a cada 100 mil mulheres, até o final do ano. Na capital gaúcha, a doença é duas vezes e meia mais frequente que a média nacional.

Diante do panorama negativo, no segundo semestre deve ser concluída a última etapa do projeto que reunirá vários serviços necessários para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, beneficiando em cinco anos cerca de 20 mil mulheres de 10 municípios do Estado que recorrem ao hospital. Os investimentos somam R$ 2,7 milhões do Instituto Avon com contrapartida de R$ 714 mil do HCPA. “Com essa parceria público-privada, em menos de seis meses inauguramos a segunda etapa do Centro de Prevenção do Câncer de Mama e já possuímos equipamento de ponta e profissionais qualificados para atender”, explicou o presidente do HCPA, Amarílio Vieira Neto.

De acordo com o presidente da Avon no Brasil, David Legher, no ano em que a empresa completa duas décadas de campanha do combate ao câncer, a parceria com o HCPA proporciona atendimento digno e eficiente para salvar
vidas de gaúchas. “Quando uma mulher é afetada com essa enfermidade, toda a família é prejudicada. Daí a necessidade de fortalecer a saúde com qualidade e integridade”, disse.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895