Amrigs recebe Medalha da 55ª Legislatura na Assembleia Legislativa

Amrigs recebe Medalha da 55ª Legislatura na Assembleia Legislativa

Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação entre o Legislativo gaúcho e a associação

Cláudio Isaías

publicidade

Os 70 anos de fundação da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) foram homenageados nesta quarta-feira pela Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado estadual Aloísio Classmann (PTB), a Medalha da 55ª Legislatura do parlamento gaúcho foi entregue ao presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior. A solenidade foi realizada no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.

Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação entre o Legislativo gaúcho e a Amrigs. No seu discurso, Classmann, afirmou que a entidade fomenta atividades científicas e culturais e sempre lutou por melhores condições de trabalho ao médico gaúcho e por melhorias no atendimento à população gaúcha. "A Amrigs em 70 anos de atividade acumulou sabedoria na condução e diretrizes para a classe médica", destacou.

A associação médica foi fundada no dia 27 de outubro de 1951 durante a 1ª Jornada de Cirurgia promovida pela Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre. O deputado afirmou que desde o ano passado quando a sociedade foi surpreendida pela pandemia foi graças às atitudes dos médicos que muitas vidas foram salvas. "Nossa única arma naquele momento da pandemia foi o empenho de cada um de vocês", ressaltou o deputado.

Classmann disse que as equipes médicas trabalharam até a exaustão e todos são verdadeiros heróis. "Esses heróis tem amparo na Amrigs que desempenha um papel importante ao se posicionar e debater sobre a prática da medicina, buscando sempre a qualificação médica e política de acesso à saúde" acrescentou.    

O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior, destacou que a história de 70 anos e os propósitos da entidade estão representados na homenagem. "A Amrigs representa a ciência médica sempre em busca da saúde da população gaúcha", ressaltou. A associação médica possui cerca de quatro mil sócios. 

Campanha

Gerson Junqueira destacou também o lançamento da nova campanha de 70 anos da instituição que trata da defesa da Ciência, da Medicina e da sociedade. A iniciativa da Amrigs é focada em uma associação de médicos que promove a ciência em favor da sociedade a partir de diversas ações. Foram criadas categorias de atividades que vão ao encontro dos seguintes focos de trabalho: a ciência, os médicos e a sociedade.

A associação e a Ciência trata do propósito e objetivo e a sua diferenciação perante as demais entidades. Já a instituição e os médicos fala sobre a relação com o associativismo e com os profissionais dos quais representa. E a Amrigs e a sociedade aborda as relações que a entidade tem com as comunidades em que está inserida.

Origem

O nascimento da entidade foi resultado, principalmente, dos esforços de dois médicos, presidentes, então, de duas sociedades médicas locais, que tinham o sonho de unir as sociedades de especialidades em uma única instituição para o aprimoramento da classe médica.

Os médicos Paulo Queiróz Telles Tibiriçá, presidente da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, e Bruno Attilio Marsiaj, presidente da Sociedade de Cirurgia do Rio Grande do Sul, percorreram Rio Grande do Sul, reunindo apoiadores para a fundação da Amrigs. A Associação Médica foi fundada oficialmente no dia 27 de outubro de 1951, durante a 1ª Jornada de Cirurgia promovida pela Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre.

O evento foi realizado na antiga Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e contou com a presença de importantes figuras do Estado na área da saúde além de 76 delegados eleitos pelas 23 sociedades médicas existentes no Estado.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895