Amrigs recebe Medalha da 55ª Legislatura na Assembleia Legislativa
Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação entre o Legislativo gaúcho e a associação
publicidade
Os 70 anos de fundação da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) foram homenageados nesta quarta-feira pela Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado estadual Aloísio Classmann (PTB), a Medalha da 55ª Legislatura do parlamento gaúcho foi entregue ao presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior. A solenidade foi realizada no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.
Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação entre o Legislativo gaúcho e a Amrigs. No seu discurso, Classmann, afirmou que a entidade fomenta atividades científicas e culturais e sempre lutou por melhores condições de trabalho ao médico gaúcho e por melhorias no atendimento à população gaúcha. "A Amrigs em 70 anos de atividade acumulou sabedoria na condução e diretrizes para a classe médica", destacou.
A associação médica foi fundada no dia 27 de outubro de 1951 durante a 1ª Jornada de Cirurgia promovida pela Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre. O deputado afirmou que desde o ano passado quando a sociedade foi surpreendida pela pandemia foi graças às atitudes dos médicos que muitas vidas foram salvas. "Nossa única arma naquele momento da pandemia foi o empenho de cada um de vocês", ressaltou o deputado.
Classmann disse que as equipes médicas trabalharam até a exaustão e todos são verdadeiros heróis. "Esses heróis tem amparo na Amrigs que desempenha um papel importante ao se posicionar e debater sobre a prática da medicina, buscando sempre a qualificação médica e política de acesso à saúde" acrescentou.
O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior, destacou que a história de 70 anos e os propósitos da entidade estão representados na homenagem. "A Amrigs representa a ciência médica sempre em busca da saúde da população gaúcha", ressaltou. A associação médica possui cerca de quatro mil sócios.
Campanha
Gerson Junqueira destacou também o lançamento da nova campanha de 70 anos da instituição que trata da defesa da Ciência, da Medicina e da sociedade. A iniciativa da Amrigs é focada em uma associação de médicos que promove a ciência em favor da sociedade a partir de diversas ações. Foram criadas categorias de atividades que vão ao encontro dos seguintes focos de trabalho: a ciência, os médicos e a sociedade.
A associação e a Ciência trata do propósito e objetivo e a sua diferenciação perante as demais entidades. Já a instituição e os médicos fala sobre a relação com o associativismo e com os profissionais dos quais representa. E a Amrigs e a sociedade aborda as relações que a entidade tem com as comunidades em que está inserida.
Origem
O nascimento da entidade foi resultado, principalmente, dos esforços de dois médicos, presidentes, então, de duas sociedades médicas locais, que tinham o sonho de unir as sociedades de especialidades em uma única instituição para o aprimoramento da classe médica.
Os médicos Paulo Queiróz Telles Tibiriçá, presidente da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, e Bruno Attilio Marsiaj, presidente da Sociedade de Cirurgia do Rio Grande do Sul, percorreram Rio Grande do Sul, reunindo apoiadores para a fundação da Amrigs. A Associação Médica foi fundada oficialmente no dia 27 de outubro de 1951, durante a 1ª Jornada de Cirurgia promovida pela Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre.
O evento foi realizado na antiga Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e contou com a presença de importantes figuras do Estado na área da saúde além de 76 delegados eleitos pelas 23 sociedades médicas existentes no Estado.