Aniversário de Porto Alegre é marcado pela inovação

Aniversário de Porto Alegre é marcado pela inovação

Diversas atividades diferenciadas serão realizadas nesta terça-feira

Mauren Xavier

Porto Alegre completa nesta terça-feira 247 anos e terá diversas atividades

publicidade

Uma série de atividades marca o aniversário de 247 anos de Porto Alegre, nesta terça-feira. Uma delas será o Pacto Alegre, que ocorrerá nesta manhã, com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e representantes de universidades, entidades e sociedade. A intenção é unificar as frentes para transformar a cidade em referência internacional em inovação, cultura e qualidade de vida. 

• Passeie pela Andradas e conheça mais sobre a cidade de Porto Alegre 

Após a primeira reunião, que acontecerá no Palácio do Comércio, serão apresentadas as primeiras ações. O Pacto Alegre é uma proposta impulsionada pela Aliança para Inovação, formada por membros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Unisinos. Entre as presenças confirmadas no evento está o especialista espanhol Josep Piqué, que terá a missão de ser o mentor e facilitador do Pacto Alegre. 

Dentro das comemorações, está prevista ainda a realização de um concerto especial no Mercado Público, no Centro. A atividade será às 11h, quando a Banda Municipal de Porto Alegre tocará músicas tradicionais da cidade, como “Deu pra ti”, de Kleiton e Kledir, “Porto dos Casais”, de Jayme Lubianca, e “Porto Alegre é Demais”, de José Fogaça. Na ocasião haverá um número circense que acompanhará a execução do repertório. Fundada em 1925 e formada por 30 integrantes, a Banda Municipal é uma referência cívica, cultural e social da Capital, realizando concertos regulares.

Linha Turismo ganha roteiro especial 

Outro momento de celebração será o roteiro especial pelo Centro do ônibus da Linha Turismo, que terá o percurso acrescido de um trecho. A intenção é repassar aos visitantes informações da história e das contribuições da cultura negra para Porto Alegre. Entre as paradas está o Parque da Redenção e a rua Mariante. 

Ainda dentro da programação, está aberta a exposição de fotos de Porto Alegre na biblioteca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no bairro Três Figueiras. Na Câmara de Vereadores também há um espaço dedicado para uma exposição fotográfica com 60 registros da Capital gaúcha. A programação do aniversário de Porto Alegre seguirá até o dia 31 de março, tendo como lema “Fazendo juntos uma cidade melhor”


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895