Após determinar retirada de casinhas, prefeitura quer adotantes para cães de rua
capa

Após determinar retirada de casinhas, prefeitura quer adotantes para cães de rua

Foco inicial é encontrar pessoas no edifício Tulipa, no bairro Jardim do Salso

Por
Ananda Müller / Rádio Guaíba

Presença das casinhas de cães tem provocado polêmica nos últimos meses na Capital

publicidade

Após anunciar a remoção de casinhas comunitárias destinadas a cães de rua, a prefeitura de Porto Alegre vai promover ação para buscar adotantes aos animais. A medida será realizada por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) nesta segunda-feira. As casinhas estão instaladas em frente ao edifício Tulipa, no bairro Jardim do Salso, e a remoção foi determinada pelo poder público sob justificativa de que os cães poderiam “causar problemas e prejudicar a saúde da população”.

A prefeitura vai encaminhar uma equipe da Secretaria para identificar os cães e conversar com os cuidadores. O foco inicial é encontrar pessoas dispostas a adotá-los no próprio condomínio. Caso não ocorra a adoção no próprio bairro, os animais poderão ser acolhidos no Abrigo Temporário.

Ainda na sexta, a prefeitura emitiu nota afirmando que “considera louvável que as pessoas cuidem dos animais, mas não pode abrir precedente.” Já o secretário Germano Bremm, titular da pasta da Smams, reconhece o “importante papel que cuidadores do condomínio vêm fazendo e quer empenho da equipe para garantir melhores condições aos animais.”

Além disso, relembrou as ações filantrópicas dos últimos dias: “queremos aproveitar esta rede de solidariedade que se formou na cidade para buscar um lar para estes cãezinhos”, afirmou. As casinhas, entretanto, terão de ser retiradas dentro de sete dias corridos a contar de amanhã.

Programa “Me Adota?”

A prefeitura chama a atenção para o programa ‘Me Adota?’, destinado a cães e gatos em situação de abandono. O projeto busca o cuidado com a saúde dos animais a partir da disponibilização de castração, desvermifugação, vacinas, microchipagem e atendimento clínico veterinário na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). O telefone da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) é (51) 3289 8920.