Após liberação, público aproveita para frequentar espaços ao ar livre de Porto Alegre

Após liberação, público aproveita para frequentar espaços ao ar livre de Porto Alegre

Prefeitura autorizou uso da orla, parques e praça da Capital

Correio do Povo

publicidade

Com a liberação da orla, parques e praças, o público aproveitou a manhã ensolarada deste sábado para frequentar os espaços ao ar livre de Porto Alegre. Na Orla Moacyr Scliar, a Guarda Municipal retirou as faixas de isolamento e cavaletes por volta das 10h, após o local ter ficado fechado desde o dia 4 de julho. Agentes da EPTC também monitoravam a circulação na área visando o cumprimento de medidas de prevenção como respeito ao distanciamento interpessoal mínimo de dois metros e a proteção individual como uso de máscara de proteção facial.

A permissão está no decreto 20.756, publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre na sexta-feira. Além da Orla Moacyr Scliar, a Redenção também atraiu um bom público. O parquinho infantil permanecia fechado com cartazes informando a reabertura na parte da tarde deste sábado.

A norma para os parques de diversão é de que operem com equipes reduzidas e com restrição ao número de clientes simultâneos, sendo que a lotação não pode exceder 50% da capacidade máxima nem ultrapassar quatro metros quadrados por pessoa no local das atrações. No entanto, o comércio de alimentos e bebidas nesses locais.

Outros parques e praças da cidade tiveram igual movimento. Comerciantes e ambulantes credenciados também puderam voltar à atividade nesses locais.

O decreto 20.756 autorizou ainda o funcionamento de clubes de tiro e embarcações de turismo. Já os salões de beleza e barbearias podem atender com 50% da capacidade, mantendo equipes reduzidas, cuidados de higiene e distanciamento entre as pessoas. As mesmas regras valem para as salas de espera e recepção.

Já as embarcações que tiverem o Selo de Qualificação Turismo Náutico poderão operar de segunda a sexta-feira, com horários intercalados entre as que prestam serviços nos atracadouros. A lotação máxima deve ser de 50% da capacidade máxima de ocupação, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, e as medidas de proteção individual.

Após cada passeio, a embarcação deverá passar por limpeza e cumprir pelo menos 30 minutos de intervalo. É obrigatório o uso de máscaras por passageiros e colaboradores devem usar protetor facial. A realização de festas e panfletagem é vedada.

Em relação aos clubes de tiro estão permitidas as atividades, com distanciamento de dois metros entre os praticantes e lotação de até 50% da capacidade máxima de ocupação prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra incêndio.


Foto: Alina Souza


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895