Aprenda a fazer máscaras caseiras contra o coronavírus

Aprenda a fazer máscaras caseiras contra o coronavírus

Ministério da Saúde afirma que item precisa ser dupla face, individual e que pode ser usado por até duas horas consecutivas antes da lavagem

R7

Máscaras caseiras precisam ser individuais

publicidade

O Ministério da Saúde passou a orientar os brasileiros a utilizarem máscaras caseiras para se protegerem do novo coronavírus. Segundo a pasta, para que a máscara seja eficaz, é preciso que tenha duas camadas de pano e seja individual. Precisar ser feita em algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos que tenham sido desenhados e higienizados da maneira correta. O ministério diz que podem ser usadas peças antigas para a confecção, como camisetas, calças antigas, cuecas ou cortinas. 

"O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais", afirma o Ministério. 

O ideal é que cada morador da casa tenha pelo menos duas máscaras. Após usar por duas horas, é preciso trocar. Chegando em casa, lave a usada com água sanitária ou sabão, deixando de molho por 20 minutos. 

O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que as máscaras são eficientes e a produção não é cara. "Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, afirmou. 

Passo a passo para fazer uma máscara caseira:

1) Corte um pano em formato retangular, grande o suficiente para ser dobrado de forma que fique em duas camadas;


Foto: Ministério da Saúde / Divulgação

2) Dobre as laterais do retângulo e coloque um elástico em cada ponta;

3) Após colocar o elástico, basta encaixar a máscara no rosto, garantindo que boca e nariz estejam cobertos. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895