Aprovada realização de plebiscito sobre cercamento do Parque da Redenção

Aprovada realização de plebiscito sobre cercamento do Parque da Redenção

Câmara dos Vereadores aprovou apenas uma emenda ao texto analisado desde as 14h

Correio do Povo

Câmara dos Vereadores aprovou apenas uma emenda ao texto analisado desde as 14h

publicidade

A realização de plebiscito sobre o cercamento do Parque da Redenção (Farroupilha) foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira. O projeto teve 22 votos favoráveis, um contrário e três abstenções. Apenas uma das 14 emendas apresentadas foi aprovada. O acréscimo do vereador Professor Garcia (PMDB) determina que o plepiscito será aplicado com questão objetiva, respondida com "sim" ou "não". 

A sessão ordinária começou às 14 horas, mas foi aberta uma sessão extraordinária para a continuidade da votação, que foi finalizada às 21h. O presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PT), que só vota em caso de desempate, também manifestou seu apoio à proposta de plebiscito. Com a retirada de três emendas de votação e a reprovação de todas as outras, a análise do projeto se estendeu ao longo da tarde.

Conforme o autor do projeto, Nereu D'Ávila (PDT), o isolamento do parque tem objetivo de aumentar a segurança da população e do patrimônio público. Ele também prevê a realização de ampla campanha de divulgação sobre o plebiscito na imprensa, em locais públicos e em escolas. "Este projeto visa a convocar consulta plebiscitária à população de Porto Alegre, para tratar sobre tema polêmico e historicamente discutido em nosso município - o cercamento da Redenção -, a exemplo dos Parques Ibirapuera, coração de São Paulo, e Germânia, em nossa cidade", justifica Nereu.

O vereador lembra que, nas páginas de jornal, são comuns as notícias de depredações dos monumentos, de destruição de árvores e plantas, assaltos e assassinatos, aliados ao crescente aumento da violência na Capital, atingindo de sobremaneira o Parque da Redenção. "A consulta à população mediante plebiscito é o que propõe este projeto, de forma que, após a necessária e ampla discussão dos aspectos favoráveis e contrários ao tema, em caso de resultado positivo, o prefeito afira a conveniência e a oportunidade do cercamento como forma de enfrentar os episódios que se repetem com danos às pessoas e ao patrimônio público junto ao Parque Farroupilha", declara o vereador.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895