Arquitetos voluntários constroem espaço de descanso para profissionais da saúde

Arquitetos voluntários constroem espaço de descanso para profissionais da saúde

Força-tarefa quis colaborar com o setor em meio à pandemia da Covid-19 em Porto Alegre

Felipe Samuel

Local será para descanso dos profissionais de saúde do Hospital Porto Alegre

publicidade

Os profissionais da saúde do Hospital Porto Alegre (HPA), localizado na Azenha, que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus contam, a partir desta terça-feira, com três áreas para descanso no prédio. As salas de descompressão - nome dado aos espaços destinados a médicos e enfermeiros - foram reformadas pelo grupo Arquitetos Voluntários, que organizou força-tarefa para construir espaços temporários e definitivos em hospitais de Porto Alegre, da Região Metropolitana e da Serra.

Sob coordenação da arquiteta Erika Listo, arquitetos voluntários se colocaram à disposição para melhorar os ambientes e garantir conforto a profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19.

Sensibilizados com a crise na saúde e os problemas da economia brasileira, eles decidiram humanizar esses espaços em hospitais a partir de uma sugestão da arquiteta Daniela Giffoni, que também trabalha nos projetos. Erika explicou que a ideia ganhou força depois que o grupo, que reúne sete pessoas, passou a discutir alternativas para colaborar com o setor em meio à pandemia da doença.

Lugar de descanso 

Com especialização em arquitetura hospitalar, Erika afirmou que os voluntários se propuseram a ajudar hospitais oferecendo a elaboração de projetos para reformas e buscando doadores. "A maioria dos hospitais em Porto Alegre não têm área para descanso de suas equipes que esteja bem estruturada", avaliou.

No HPA, são três salas reformadas. Cada uma conta com uma copa, sala de estar equipada com TV, beliches e banheiro. "Pessoal vai poder tomar banho, dormir, trocar de roupa, descansar um pouco entre um turno e outro e fazer pequenas refeições", afirmou.

Erika destacou a importância das reformas nesses locais. No HPA, os voluntários que trabalharam nas obras entregaram um local repaginado após várias melhorias. "Era muito precário, a gente, além de conseguir todo mobiliário, reformou todos os banheiros, trocando revestimentos, tubulação, porque tinha vazamento e mofo em vários lugares. A gente conseguiu arrumar esses três banheiros deixando tudo funcionando", completou.

As reformas e o mobiliários agora fazem parte do patrimônio do hospital, que não gastou nenhum centavo. As três salas vão beneficiar 300 funcionários que se revezam em três turnos.

Valorização

Diretor-técnico do HPA, Jair Dacas afirmou que a melhoria dos ambientes de descanso dos funcionários do hospital reflete na motivação dos profissionais da saúde. "Se sentiram valorizados, porque foram criados ambientes, nichos personalizados", destacou. Dacas contou que desde que começou a pandemia do novo coronavírus, os funcionários passaram por diversos treinamentos. 

Atualmente, o hospital tem dois pacientes internados que testaram positivo para o novo coronavírus. "(Esses ambientes) servem para desligar um pouquinho nessa batalha. Isso refletiu de forma imediata, principalmente na valorização dos funcionários na área de saúde para enfrentamento da Covid-19", reforçou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895