Assinada autorização de início das obras da rua Anita Garibaldi, em Porto Alegre

Assinada autorização de início das obras da rua Anita Garibaldi, em Porto Alegre

Prolongamento de 900 metros da via deve ficar pronto até junho de 2022

Cláudio Isaías

Intervenções devem ficar prontas até junho de 2022, de acordo com gestão de Porto Alegre

publicidade

Com um investimento de R$ 16 milhões, o prolongamento de 900 metros da rua Anita Garibaldi, na zona Norte de Porto Alegre, será concluído em junho de 2022. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo prefeito Sebastião Melo durante a assinatura da autorização e ordem de início das obras da via, realizada no canteiro de obras na avenida João Wallig. As intervenções, que fazem parte de um termo de compromisso firmado entre o shopping Iguatemi e a prefeitura, são parte das contrapartidas previstas para a liberação do projeto de expansão do empreendimento - ainda em andamento na região.

A obra será feita pela Construtora Coesul e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Os trabalhos envolvem serviços de terraplanagem, drenagem, execução de novas redes de água e esgoto, redes elétricas, iluminação, pavimentação, passeios, ciclovia e sinalização. Segundo a secretaria, a construção é referente a um trecho principal central totalmente novo dentro da área que foi desapropriada do Country Club Porto Alegre. No momento, a empresa executa a remoção de vegetação, necessária para a execução das obras.

Além das alterações na rua Anita Garibaldi, o termo de compromisso previa outras obras, já executadas em 2016 (a exemplo do alargamento da avenida João Wallig, da implementação de sistema de controle de tráfego na avenida Nilo Peçanha e de 3,6 quilômetros de ciclovias) e em 2019/2020 (mais 1,3 quilômetro de ciclovia na avenida Ipiranga). No total, as contrapartidas somam o valor de R$ 32 milhões. 

O prefeito Sebastião Melo disse que a obra de quase um quilômetro estava trancada há muitos anos. "A construção vai sair do papel e vem para a vida real. Para mobilidade urbana dessa região ela é muito importante", destacou. O chefe do Executivo municipal disse que a obra é uma contrapartida da extensão do shopping Iguatemi. "Tinha desapropriações que foram resolvidas e essa obra em seis ou sete meses fará parte da vida real de Porto Alegre", acrescentou. Melo disse que com a obra se beneficia a cidade, a região da zona Norte, o shopping Iguatemi e os moradores do entorno. 

Já o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, disse que a construção trará uma grande melhoria no que diz respeito ao trânsito. "Trata-se de um trecho de via totalmente novo, com duas faixas de veículo por sentido, com melhorias em drenagem, acessibilidade e paisagismo", ressaltou.

Conforme Ribeiro, é mais uma obra que se inicia, e que se soma aos diversos investimentos em infraestrutura e mobilidade que Porto Alegre tem recebido. "Juntos, poder público, a população e a iniciativa privada estão transformando a Capital em um verdadeiro canteiro de obras”, destacou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895