Até a prefeitura definir como será a mudança, cobradores continuam nos ônibus de Porto Alegre

Até a prefeitura definir como será a mudança, cobradores continuam nos ônibus de Porto Alegre

Prefeitura ainda analisa a sugestão das linhas de ônibus, encaminhadas pela ATP, que poderão circular no novo formato

Christian Bueller

Segundo o decreto, a implantação de retirada da presença do cobrador será progressiva

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A extinção gradual da função de cobradores de ônibus em Porto Alegre, segundo decreto municipal publicado no dia 27 de janeiro, vale desde a última terça-feira. Mas, por enquanto, a mudança em que os motoristas é quem controlarão a tarifa paga em dinheiro pelos usuários não começou. A Prefeitura da Capital ainda analisa a sugestão das linhas de ônibus, encaminhadas pela Associação dos Transporte de Passageiros (ATP), que poderão circular no novo formato. 

Ainda não foram definidos quais serão os itinerários que adotarão a mudança e a data de início. O Executivo Municipal garante que essa medida não resultará em diminuição de viagens ou extinção de linhas. Segundo o decreto, a implantação de retirada da presença do cobrador será progressiva e começará por linhas com menor número de passageiros pagantes em dinheiro.

A operação sem a presença de cobrador nas linhas com alto número de usuários pagantes em dinheiro, em um primeiro momento, ocorrerá exclusivamente nos horários de entre pico, ou seja, de movimento mais baixo.

Segundo a prefeitura, o objetivo da ação, entre outras medidas que estão sendo analisadas, é colaborar para qualificar o sistema de transporte coletivo da cidade e reduzir os custos da tarifa. A gestão municipal também está em negociações para participação do governo federal no financiamento da passagem. No momento, ATP e Companhia Carris Porto-alegrense (Carris) estão realizando as adaptações necessárias para início da operação.

Na semana passada, a entidade que abrange as empresas de ônibus chegou a divulgar algumas linhas dos consórcios Viva Sul, Mob e Via Leste/Mais que já estariam autorizadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a circular sem o cobrador. Mas, na prática, o Executivo informará a população e prestará orientações de como funcionará o pagamento nos ônibus somente após bater o martelo sobre quando e quais linhas deixarão de contar com a função.

O Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre (Stetpoa) é contrária à medida, mas o presidente da entidade, Sandro Abbade, reconhece que não há muito o que fazer sobre o caso. “Infelizmente, não temos como garantir mais que não haverá a extinção do cargo. A categoria está ciente”, conta.

Nesta quinta-feira, representantes da classe se reunião com a ATP. “O prefeito está atrasando a definição sobre o valor da passagem na tentativa de demissão de trabalhadores. Isso não iremos aceitar. Vamos cobrar o projeto da prefeitura que foi passado na Câmara”, frisou Abbade. Sebastião Melo já afirmou que o novo valor da tarifa do transporte coletivo não será definido nesta semana.

Em uma sessão conturbada, em setembro de 2021, o Legislativo Municipal aprovou a extinção gradual da função de cobrador até 1º de janeiro de 2026, sancionada em novembro do mesmo ano pelo prefeito.


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