Atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência iniciam neste sábado

Atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência iniciam neste sábado

Programação ocorre de forma híbrida entre 21 e 28 de agosto em todo o Estado

Correio do Povo

publicidade

Com programação em formato híbrido, a XXVII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência inicia neste sábado. As atividades ocorrerão entre 21 e 28 de agosto e contam com seminários, palestras, rodas de conversa, jogos, lançamento de livros, exposições, feiras, drive thru beneficente, entre outros. O evento, organizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), tem como tema este ano “Novos caminhos: desafios para trilhar o futuro”.

A abertura oficial ocorrerá na próxima terça-feira, 24, às 14h, com a presença do governador Eduardo Leite e demais autoridades em solenidade a ser transmitida pelas redes sociais do governo estadual.

Além de consolidar a programação estadual, a Faders também promoverá duas atividades. O Desafie-se, competição virtual que estimula a prática de atividades físicas, e o Drive Thru Trajeto Solidário, que no dia 26 de agosto, em frente ao Palácio Piratini, receberá donativos que serão revertidos para três entidades de amparo a pessoas com deficiência. 

De acordo com o presidente da Faders, Marquinho Lang, há uma expectativa muito grande por parte das entidades de pessoas com deficiência em relação à Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão (LEGAI). “Recebemos um aceno bastante positivo do Governo do Estado e esperamos que na data da Abertura Oficial o projeto de lei que cria a LEGAI seja encaminhado à Assembleia Legislativa. É um texto criado a muitas mãos, com ampla participação do segmento e que, sem dúvida, significa muito para a comunidade de pessoas com deficiência e de pessoas com altas habilidades”, destaca Marquinho Lang.

Criada pelas Leis nº 14.414/1995 e nº 13.320/2009, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência ocorre anualmente e tem como objetivo dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895