Atlântida Sul tem o primeiro ponto impróprio para banho no Litoral Norte

Atlântida Sul tem o primeiro ponto impróprio para banho no Litoral Norte

Chuvas e falta de saneamento são alguns fatores apontados pela Fepam para o surgimento do problema

Rádio Guaíba

Atlântida Sul é a primeira praia do litoral Norte a ter pontos impróprios para banho no Verão 2017

publicidade

Chega a dez o número de balneários impróprios para banho no Rio Grande do Sul, apontou nesta sexta-feira o monitoramento semanal da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A lista abrange, pela primeira vez em 2017, um trecho de mar: a praia de Atlântida Sul.

Os técnicos atribuem o resultado ao volume de chuvas dos últimos dias, somado à falta de esgotamento sanitário em parte das residências e ao aumento de veranistas nessa época do ano. Outro fator que pode ter contribuído é o descarte de resíduos de fossa sanitária em locais inadequados, que contamina os cursos d’água.

No litoral Norte, além desse ponto, segue sem condições de banho a Lagoa do Peixoto, em Osório. No litoral Médio, se mantêm impróprias as praias da Capilha, em Rio Grande, e da Barrinha, em São Lourenço do Sul, além do Camping Municipal, em Cristal. A região do Camping Municipal de Pedro Osório, que havia saído da lista, voltou a ter o banho desaconselhado.

A Região Hidrográfica do Uruguai também apresentou, pela primeira vez, um ponto impróprio para banho. É o Balneário Caverá, em Alegrete. A Fepam também esclarece que não conseguiu, durante a semana, fazer a coleta no Balneário São Simão, no município de Cacequi, devido à dificuldade de acesso em decorrência das chuvas.

Seguem sem condições de banho, ainda, as praias da Alegria e da Florida, em Guaíba, e a praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro, todas na Região Hidrográfica do Guaíba. Em Candelária, a praia Carlos Larger voltou a ter o banho liberado. A Fepam examina 83 locais, até o início de março.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895