Atualização do distanciamento controlado contra Covid-19 coloca todo o RS em risco baixo ou médio

Atualização do distanciamento controlado contra Covid-19 coloca todo o RS em risco baixo ou médio

Nas únicas mudanças, região de Lajeado passou de bandeira vermelha para laranja, e a de Uruguaiana de amarelo para laranja

Correio do Povo

Em Porto Alegre, o risco é considerado médio

publicidade

A nova atualização dos riscos de contágio de Covid-19 no Rio Grande do Sul – de acordo com as bandeiras determinadas pelo sistema de Distanciamento Controlado – coloca todas as regiões do Estado em nível baixo e médio de alerta. Ou seja, identificação amarela ou laranja. A região de Lajeado, única bandeira vermelha conforme o último registro, passou para a laranja, e a de Uruguaiana, que estava classificada como amarela, passa para a bandeira laranja.

Em Lajeado, o governo estadual apontou melhora em dois indicadores de velocidade do avanço de coronavírus: número de casos semanais e variação no número de internados por Síndrome respiratória aguda grave em Unidades de Terapia Intensiva. O primeiro caiu de 20% para 17% e no segundo houve redução em 7%.

No caso de Uruguaiana, o fator predominante para a alteração foi o acréscimo de casos confirmados pelo teste RT-PCR. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de três casos, mas agora o número aumentou para sete nos últimos 14 dias.

Segundo o governo estadual, a segunda rodada do modelo de Distanciamento Controlado observou as seguintes alterações nas duas semanas no Rio Grande do Sul: 

• número de casos confirmados por RT-PCR reduziu 6,08%, de 444 para 417;

• número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) reduziu em 1,75%, de 229 para 225;

• número de internados em leitos clínicos por Covid-19 aumentou 22,70%, de 141 para 173;

• número de internados em leitos UTI por Covid-19 aumentou 2,38%, de 126 para 129;

• número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender Covid-19 diminuiu 5,48%;

• número de óbitos por Covid-19 diminuiu 6,25%, de 32 para 30.

Óbitos no final de semana

Com o registro de mais cinco óbitos neste começo de final de semana, o Rio Grande do Sul soma pelo menos 142 mortes por Covid-19. As vítimas são de Encantado e Lajeado, no Vale do Taquari, Saldanha Marinho, Santa Maria e Frederico Westphalen.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895