Audiência pública sobre concessão do Mercado Público é marcada por protestos

Audiência pública sobre concessão do Mercado Público é marcada por protestos

Prefeitura pretende lançar edital que cede espaço para iniciativa privada em dezembro

Henrique Massaro

Araújo Vianna foi o palco da apresentação do projeto de concessão do Mercado Público

publicidade

O começo da audiência pública sobre a concessão do Mercado Público para a iniciativa privada foi marcada por protestos de permissionários no Araújo Vianna, em Porto Alegre. A sessão, iniciada na manhã desta quarta-feira, teve a apresentação do projeto pela prefeitura que foi precedida por manifestações de reprovação. "Privatização" foi a palavra usada por uma mulher presente no local, que foi bastante aplaudida por outras pessoas que tomaram as dependências do espaço cultural.  

A ideia da prefeitura é lançar o edital até o final de 2019 e, ainda que exista a possibilidade de contribuição da população para o projeto, o Executivo não cogita mudar o modelo de concessão. Um dos pontos mais polêmicos é a respeito da manutenção dos permissionários e características do Mercado. A prefeitura afirma que mix de lojas terá de ser respeitado pelo parceiro privado, mas quem tem estabelecimento no prédio teme que o local se torne um algo semelhante a shopping. 

A prefeitura sustenta que a concessão terá benefícios para os permissionários, como maior segurança contratual e patrimonial, além de proporcionar aumento no número de visitantes, melhoria da governança e dos níveis de serviço. Alguns dos itens previstos com a concessão são a execução de obras de drenagem, o restauro das fachadas, atualização do sistema elétrico e a reforma dos sanitários. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895