Aumento de casos em surto de Covid-19 em hospitais coloca Saúde de Porto Alegre em alerta

Aumento de casos em surto de Covid-19 em hospitais coloca Saúde de Porto Alegre em alerta

Diretora em exercício da Vigilância mencionou um possível efeito rebote com crescimento de infecções

Correio do Povo

publicidade

Com novos casos sendo registrados diariamente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre monitora os surtos registrados nos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Vila Nova e Clínicas. A diretora em exercício da Vigilância em Saúde (DVS) da Pasta, Fernanda Fernandes, afirmou que será avaliado o possível impacto da variante Delta, ainda que não tenha sido confirmada, nos três locais. "Ligamos a luz amarela para avaliar um possível rebote com aumento de casos nos próximos dias", disse. 

O diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Paz, afirmou nessa quinta que o surto no hospital está ativo. No local, sete mortes já foram registradas, além do aumento diário do número de casos. 

Devido ao cenário, a SMS reiterou a importância da manutenção das medidas de proteção e prevenção contra o coronavírus. Além disso, a Pasta destacou que é importante buscar a vacinação. “Todas as vacinas oferecidas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose”, lembra Fernanda. A diretora conclui que ainda que exista a possibilidade de infecção após a vacinação, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar. “Por isso a necessidade de vacinar o maior número de pessoas o quanto antes", acrescentou. 

Alerta Epidemiológico 

A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Diretoria de Vigilância em Saúde (EVDT/DVS) divulgou na última segunda-feira, 9, um alerta epidemiológico aos serviços de saúde da Capital. O objetivo foi alertar as instituições quanto ao atendimento a casos suspeitos de Covid-19, considerando o contexto de investigação de surtos em hospitais, onde observa-se alta velocidade de propagação. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895