Bancos e lotéricas fecham, mas supermercados abrem normalmente no feriado

Bancos e lotéricas fecham, mas supermercados abrem normalmente no feriado

Farmácia de Medicamentos Especiais e o Hemocentro só abrirão na próxima segunda-feira

Heron Vidal

Bancos e lotéricas fecham, mas supermercados abrem normalmente no feriado

publicidade

Nesta sexta-feira, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e Dia da Criança, os bancos fecham. As lotéricas da Caixa Federal também fecham - nem todas abrirão no sábado. Os supermercados em Porto Alegre abrem normalmente no 12 de outubro e em outras regiões fica à critério da convenção coletiva de trabalho municipal. Os serviços públicos atendem no modo plantão.

Lojas de Porto Alegre que possuem a declaração de opção pelo trabalho em feriados, em 2018, podem abrir normalmente com funcionários na sexta, informa o Sindilojas. No interior, o critério é do lojista em acordo com a convenção coletiva do município, registra a Federação das CDLs. No sábado o comércio lojista atenderá cliente normalmente em todo o Estado.

As 800 lojas do Pop Center (camelódromo) na Capital fecham na sexta e abrem no sábado. Nos shoppings a abertura na sexta é opcional. No Iguatemi a praça de alimentação abre das 11h30min às 22h e as lojas das 12h às 20h. Lojas no Praia de Belas abrem das 14h às 20h e praça da alimentação das 11h às 22h. O Total abre lojas das 14h às 20h e alimentação das 11h às 22h. No BarraShoppingSul lojas atendem das 14h às 20h e alimentação das 11h às 21h.
.
Nos shoppings Bourbon Wallig, Ipiranga e Assis Brasil, as lojas atendem das 14h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 22h. No Bourbon Country lojas abrem das 14h às 20 e a praça da alimentação recebe clientes das 11h às 23h. No sábado e domingo todos os shoppings retomam suas operações e horários tradicionais de atendimento.

Devido o fechamento das agências bancárias na sexta e reabertura só na próxima segunda, resta a alternativa do auto atendimento e operações via home banking (computador) e mobile banking (celular). A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) orienta: carnês e contas de consumo (como água, luz, telefone e TV a cabo), com vencimento no dia 12, poderão ser pagos no dia útil seguinte ao feriado, sem incidência de multa.

Os pagamentos de tributos, lembra a Febraban, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Conforme o presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários (Sincoergs), Marco Antonio Kalikowski, as lotéricas fecham na sexta. No sábado as localizadas em supermercados e shopping abrem e as de rua ficam a critério do dono.

Saúde e transporte

Na saúde estadual, a Farmácia de Medicamentos Especiais e o Hemocentro, em Porto Alegre, fecham na sexta e reabrem só na segunda-feira. O Samu atende pelo telefone 192, plantão 24h, e o Centro de Informações Toxicológicas pelo número 0800 721 3000, plantão 24h. Em Porto Alegre, o HPS e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas permanecerão abertos 24h. As unidades de saúde estarão fechadas nesta sexta, com atendimento normal na segunda.

Os pronto atendimentos Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Saúde Mental IAPI atendem 24h. Os ônibus na Capital vão circular com tabela de feriado na sexta-feira. As informações sobre os horários das viagens podem ser consultadas no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. Na Trensurb os horários na sexta seguirão a mesma escala de domingo.

Segurança

No Estado, os telefones de emergência são: Brigada Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193; Polícia Civil, 197; Comando Rodoviário da Brigada Militar, 198; Defesa Civil, 199; Disque Denúncia da Secretaria da Segurança, 181; e Denarc (plantão 24h para denúncias envolvendo tráfico de drogas) – 0800 518 518. As Unidades do TudoFácil (Centro, Zona Norte e Zona Sul) não abrirão na sexta-feira. O mesmo vale para as agências FGTAS/Sine.

Na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) o atendimento na sexta será apenas pelo telefone 0800 721 2333 (serviço 24 horas). Em caso de falta de luz, enviar torpedo para o número 27307 com a palavra LUZ e mais o número da instalação. Na Corsan, as agências não abrirão na sexta - plantão 24 horas pelo telefone 0800 646 6444 para casos de emergência ou problemas operacionais, como falta de água e esgoto. Na Ceasa, o mercado estará fechado na sexta.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895