Blitz do Vida Urgente em Porto Alegre orienta motoboys e entregadores

Blitz do Vida Urgente em Porto Alegre orienta motoboys e entregadores

Voluntários da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga esclareceram sobre segurança no trânsito

Felipe Faleiro

Materiais informativos foram distribuídos aos profissionais durante a ação

publicidade

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga promoveu, na manhã deste sábado, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, uma ação de conscientização a motoboys e entregadores, dentro da campanha Moto Vida. Por volta de dez voluntários da Vida Urgente que participaram de capacitações percorreram ruas da localidade, como a Lima e Silva e a rua da República, distribuindo materiais, conversando com os profissionais e ainda esclarecendo sobre a importância de práticas seguras nas vias em geral. 

De acordo com a organização, uma das justificativas da ação é o alto índice de atendimentos médicos relacionados a motociclistas, envolvidas em 54% dos sinistros no país no primeiro semestre de 2021. E somente nos três primeiros meses de 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu mais de 40 mil acidentes de moto no Brasil, dos quais mais de 1,7 mil foram no Rio Grande do Sul.

“Muita gente julga os motoboys como vilões, mas não sabem que por trás, este profissional tem, por vezes, um estabelecimento cobrando pressa e horário, um cliente cobrando rapidez”, afirma a coordenadora institucional da Fundação Thiago Gonzaga, Larissa Gonzaga. “Assim, ele acaba focando muito nesta velocidade e deixa a vida de lado. Infelizmente, muitos acabam ficando no meio do asfalto. Então, nosso trânsito ainda precisa de muitas mudanças”, comenta.

Conforme Larissa, é preciso uma mudança cultural para que a conscientização tome cada vez mais forma. “É uma luta diária. Para nós, as estatísticas têm rosto. Não é apenas um número frio. Há, em casa, uma mãe, um filho, um irmão esperando”, salienta. Os adesivos reflexivos distribuídos aos motoboys, por exemplo, não apenas remetem à borboleta, símbolo da fundação, mas também permitem que outros motoristas possam ver os motociclistas à noite.

O entregador de um aplicativo Gabriel Maciel, há dois anos na função, foi um dos que recebeu a abordagem da equipe do Vida Urgente e disse concordar com este tipo de ação permanente. “Às vezes estamos na pressa e esquecemos de pensar nestas questões. Muita gente passa no sinal vermelho e é imprudente no trânsito, podendo causar acidentes”, comentou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895