Brasil tem 1º resultado positivo para coronavírus, que aguarda contraprova
capa

Brasil tem 1º resultado positivo para coronavírus, que aguarda contraprova

Homem de 61 anos, morador de São Paulo, esteve recentemente no norte da Itália

Por
AE

Ministério da Saúde monitora caso e aguarda para confirmar oficialmente primeiro caso

publicidade

O Brasil teve nesta terça-feira, 25, um primeiro teste positivo de coronavírus. Trata-se, segundo o Ministério da Saúde, de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ainda falta novo teste, que ocorrerá nesta quarta-feira, 26, para tratar o diagnóstico como confirmado.

Na tarde desta terça, o caso foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como suspeito de coronavírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente, segundo a pasta. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

No final da noite desta terça-feira, o jornal Folha de São Paulo confirmou o caso de coronavírus no Brasil, com uma fonte envolvida no processo. Segundo o periódico, a contraprova já teria testado positivo para a doença. No entanto, não houve nenhuma confirmação oficial por parte do governo.