Brasil tem 37 casos confirmados do novo coronavírus

Brasil tem 37 casos confirmados do novo coronavírus

Rio Grande do Sul tem 53 pacientes suspeitos de terem o vírus

Correio do Povo e Agência Brasil

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou de audiência na Câmara

publicidade

O Ministério da Saúde atualizou na tarde desta quarta para 37 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Segundo a pasta, o País agora tem 876 pacientes com suspeita do vírus. Hoje, o Rio Grande do Sul confirmou o segundo teste positivo para Covid-19. O Estado ainda tem 53 casos suspeitos, de acordo com o Ministério.  

São Paulo continua como o Estado com o maior número de suspeitas (302), seguido por Minas Gerais (122) e Rio de Janeiro (90). Nesta quarta, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus.   

Mais recursos

Hoje, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi à Câmara dos Deputados para falar sobre a doença. Na audiência, chamada de comissão geral pela importância do tema, o titular da pasta e parlamentares ressaltaram a importância de ampliar os recursos do órgão para o combate à disseminação do vírus.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, abriu a reunião reafirmando que a Câmara está "à disposição" para adoção de medidas, e que pretende atuar para viabilizar alocação de recursos para municípios e estados. Não detalhou, contudo, se mencionava uma suplementação do orçamento da saúde ou se tratava da verba já prevista para o setor.

Mandetta confirmou a importância de ampliação do orçamento da pasta. Ele citou como exemplo o plano de garantir horário estendido para postos de saúde com uma e duas equipes, projetos chamado de "Saúde na Hora 2.0". A majoração do horário de atendimento depende da adesão de municípios. O cálculo do ministério é que o programa custe até R$ 900 milhões.

"Temos 40 milhões de brasileiros onde as espirais [de contaminação] podem ser maiores. A gente quer aumentar de 1,5 mil para 6,7 mil postos de saúde com horário estendido. Este é um dos motivos pelos quais estou pedindo recurso, pois para fazer isso tenho impacto de quase R$ 1 bilhão", pontuou Mandetta.

O ministro acrescentou que há um aumento dos custos de insumos utilizados na prevenção e nos tratamentos, como máscaras. Segundo Mandetta, o preço desse item subiu 1.800%, devido ao fato dos países do norte terem adquirido parte importante dos estoques.

Restrição na Câmara

Rodrigo Maia informou que a direção da Câmara vai se reunir ainda hoje para definir uma norma de restrição da circulação de pessoas na Casa a partir da próxima semana. "É importante a prevenção e que câmara possa restringir acesso, diminuir audiência, restringir acesso ao plenário a poucos assessores", declarou.

Como prevenir o contágio do coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

• evitar aglomerações se estiver doente

• manter os ambientes bem ventilados

• não compartilhar objetos pessoais. 

 

 

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895