Brasil tem dois casos suspeitos de coronavírus
capa

Brasil tem dois casos suspeitos de coronavírus

Criança de dois anos permanece em observação na cidade de Novo Hamburgo

Por
Correio do Povo e AFP

Os dados são do último balanço divulgado pela pasta nesta quarta-feira

publicidade

O Ministério da Saúde monitora dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil, um no Rio Grande do Sul e outro em São Paulo. Os dados são do último balanço divulgado pela pasta, nesta quarta-feira, com informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Até o momento, 48 casos já foram descartados em todo o Brasil, que permanece sem registro da doença.

O caso suspeito no estado de São Paulo entrou para a lista de monitoramento na última terça-feira. As amostras coletadas da paciente do sexo feminino foram enviadas hoje para testes em vírus respiratórios comuns. Já o quadro suspeito de Covid-19 no Rio Grande do Sul trata-se de uma criança de dois anos, que está em observação desde 12 de fevereiro, na cidade de Novo Hamburgo. Ambos os casos têm histórico recente de viagem à China, mas nenhum delas esteve em Wuhan – epicentro da epidemia. 

Quarentena em Anápolis

Após a segunda bateria de exames, as 58 pessoas envolvidas na repatriação China-Brasil tiveram, mais uma vez, diagnóstico negativo para infecção pelo novo coronavírus. O resultado dos exames foi divulgado, nesta quarta-feira, durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde. Os 34 brasileiros e familiares repatriados de Wuhan, na China, além dos 24 profissionais que participaram da operação foram submetidos a exames mesmo sem sintomas da doença. As amostras foram coletadas na segunda-feira pela equipe de saúde do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Goiás.

China

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou para 74.280 o número de casos confirmados em laboratórios ou clinicamente diagnosticados de infecção por coronavírus na China. Nas últimas 24 horas, o número de mortes decorrentes do vírus registradas no país subiu em 136, de 1.870 para 2.006. Globalmente, a quantidade de casos subiu para 75.204 nas últimas 24 horas, devido à contabilização de 1.872 novas infecções.

Fora da China, são 924 casos confirmados (120 novos) em 25 países, com três mortes no total. A classificação de risco da OMS permanece como "muito alta" para o país asiático e "alta" para o restante do mundo. O relatório considera informações prestadas até as 6 horas da manhã, no horário de Brasília.