BRDE comemora 60 anos de atuação na região Sul

BRDE comemora 60 anos de atuação na região Sul

Instituição chega a seis décadas nesta terça-feira

Felipe Samuel

BRDE completa 60 anos nesta semana

publicidade

Servidores da ativa e aposentados do BRDE participaram nesta segunda-feira, por videoconferência, do Evento Memória BRDE 60 anos. A iniciativa faz parte de uma série de atividades previstas para esta semana - que serão transmitidas pelo canal do banco no You Tube - para celebrar as seis décadas de atuação da entidade, que comemora nesta 60 anos terça-feira. 

Diretores e ex-diretores do banco relembraram as principais passagens do banco desde a sua fundação, em 15 de junho de 1961, até os dias atuais. Economista aposentado da BRDE Agência/RS, Carlos José Ponzoni contou que a criação do banco nasceu da necessidade de reforçar ações voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que no início da década de 1960 enfrentavam perda gradual de competitividade em diversos setores da economia. 

Conforme Ponzoni, mais do que fazer prosperar o Sul do país, o BRDE tem sido referência em financiamentos de longo prazo para investimentos para transformar projetos em realidades. Ele destaca o papel do banco na geração de emprego, renda e arrecadação, além do desenvolvimento econômico e socioambiental. "O BRDE sempre foi parceiro e colaborador de instituições federais, além de ser gerador de impostos", afirma. 

Na avaliação de Ponzoni, o BRDE é 'útil e imprescindível' para o fortalecimento do RS, SC e PR. Ele explica que a instituição tem papel importante para viabilizar financiamentos e para realização de estudos e trabalhos técnicos em diversos setores, como o moveleiro/mobiliário. "Tem espaço cada vez maior para continuar sendo protagonista do desenvolvimento econômico e socioambiental.

A diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, reforça a importância do trabalho de diretores e ex-diretores durante as seis décadas de atividades do banco. "O BRDE opera na 'fronteira' da economia mas também na 'fronteira' de políticas públicas estaduais e como grande agente de impacto no desenvolvimento social, com apoio a várias atividades e iniciativas, inclusive no campo da cultura. 

O diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, destaca a história da instituição. "O BRDE surgiu em 1961 a partir da visão de estadistas, como Leonel Brizola (à época governador do RS), Santa Catarina e Paraná. Eram homens visionários, que naquela ocasião viram a necessidade dessa região Sul do Brasil contar com um instrumento como um banco para alavancar iniciativas, principalmente do agronegócio", assinala.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895